domingo, 24 de fevereiro de 2013

Breve comentário sobre a Educação Integral em Vitória-ES

Educação Integral
Por Austri Junior

Como comentei anteriormente, no post sobre a Educação Integral em São Paulo, estarei postando artigos sobre a Educação Integral no Brasil - especificamente sobre a Educação Integral nas escolas públicas - oriundos de pesquisas na internet, até culminar com um artigo de minha própria autoria, onde tecerei comentários sobre a minha experiência com a Educação Integral nas escolas da Prefeitura Municipal de Vitória, ES. Como disse também, farei algumas revelações interessantes.

Como a Educação Integral é a minha área de atuação, fico muito a vontade para tratar do tema, e evidentemente, fazer comparações e comentários segundo a minha visão. Estou aguardando o desenrolar dos fatos em Vitória, pois com a mudança de gestão, muitos boatos e nenhuma certeza rondam o "Tempo Integral" nos dias de hoje, dentro das escolas. Uns dizem que vai acabar, outros dizem que vai mudar... 

Uma coisa é certa e já posso adiantar a minha opinião - que não é nenhuma novidade para os leitores que me acompanham desde 2008 aqui no blog: Se o programa em Vitória acabar, será muito bom. Se mudar (para melhor) será ótimo! Do jeito que está não pode continuar. Por enquanto, desde a sua implantação nas escolas da rede municipal de Vitória (2008), a Educação Integral (conhecida aqui com Tempo Integral, ou como "peti"), é uma grande cortina de fumaça, e um simples programinha eleitoreiro. Essa cortina de fumaça é proveniente da BOMBA que é esse pseudo  programa. O funcionamento é arcaico, um grande engodo...

A proposta do programa parece boa, mas a essência é péssima, e para piorar os fatos muitos profissionais que estão à frente do programa são verdadeiros enganadores e preguiçosos, que só têm interesse no contracheque no fim do mês.

A grande maioria dos professores da rede municipal de Vitória chamam esse pseudo programa de "TEMPO INFERNAL", algumas pessoas ao escreverem algo relacionado ao programa, escrevem a palavra "PET ", mas nesse caso é por ignorância mesmo. Entretanto, é assim mesmo que as crianças do "peti" são tratadas em algumas escolas: Como animais. Infelizmente!

Abaixo, os leitores encontrarão postagens sobre a Educação Integral no Estado do Rio Grande do Sul. Futuramente postarei sobre a Educação Integral também em minas Gerais e no Paraná, entre outros lugares do Brasil. Acesse também:

Austri Junior
Editor