sábado, 2 de setembro de 2017

Seria a corrupção: herança ou inerência?

por Austri Junior


D. Jão VI

Há quem rejeita a suposta teoria de que o brasileiro é culturalmente corrupto, ou corrupto por natureza, ou ainda, corrupto por herança lusitana. Diz-se muito que a corrupção no Brasil é endêmica desde que aqui Cabral aportou,


e a coisa piorou porque trouxeram para o Brasil, os bandidos e ladrões de Portugal, por vários motivos, inclusive para limpar e varrer a bandidagem de uma corte corrupta, que mais trade, sob o jugo de uma invasão Napoleônica, fugiu às pressas da Europa para instalar-se nos trópicos sul americano, e aqui chegando desembestou à vender favores e títulos de nobreza.

Favores! Este é o grande problema da política brasileira. O famoso "é dando que se recebe", ou, "toma lá dá cá". Vemos isto todos os dias, o tempo todo, na mais descarada e deslavada das atitudes corruptas e sem-vergonha que esta nação presencia o tempo todo, à começar pelas maiores autoridades até chegar nos candidatos à presidência comunitária em nossos bairros. Amanhã teremos eleição comunitária aqui no meu bairro, e temos ouvido: "vou votar em tal pessoa porque tal pessoa é muito boa, e ajuda a gente no local de trabalho dela".

Nem vendo, ouvindo e assistindo todo estes desmandos e esta sórdida politica de favorecimentos, compras de votos por apoio político como dos últimos catorze anos, e principalmente nos últimos dias, patrocinados pelo governo Temer, as pessoas não mudam as suas atitudes nefastas. São estas mesmas pessoas, que nas filas dos terminais rodoviários urbanos, nas padarias, nos bares, e nos supermercados, criticam e reclamam da corrupção no Brasil. Difícil de entender? De certa forma não! Há quem defenda a volta do PT e do Lula ao poder.

Não estou aqui à fazer julgamento de caráter, mas fazendo uma provocação para refletirmos sobre se realmente um dia este país saberá o que é viver com o mínimo de corrupção possível, já que viver sem corrupção é impossível, pois corruptos e corruptores "sempre hão de pintar por aí..."

Visite e siga minha Página no Facebook
https://www.facebook.com/AustriJr