domingo, 16 de fevereiro de 2014

Triste Brasil!

Por Austri Junior
Sociedade

"Triste Brasil!", foi o melhor título que encontrei para essa postagem. Estou usando esse título inspirado nas postagens do meu amigo Leonardo Stuepp, professor, escritor, palestrante..., no seu perfil no facebook, que tem se mostrado indignado, assim como todos nós, que vivemos dias de angustias, decepções, frustrações..., com o nosso querido pais, esse lugar lindo chamado Brasil. 

Esse texto, portanto, é muito mais que uma crítica, que um comentário e  que uma reflexão. É uma homenagem aos professores Stuepps em toda a nação brasileira, encarnados nas peles de pedreiros, carpinteiros, empresários, lavadeiras, arrumadeiras, vendedores e vendedoras, professoras, médicos, advogados, donas-de-casa, pais de famílias...

Enquanto o Brasil ardia e pegava fogo (literalmente), enquanto os vândalos e assassinos do grupo de baderneiros, desordeiros e assassinos denominado black bloks destruíam tudo e matavam o cinegrafista da Rede Bandeirantes de Televisão, Santiago Andrade, eu estava aqui sem internet, porque a companhia telefônica OI, junto à qual assumi um compromisso de fidelidade, isolou-me e deixou-me no ostracismo: Sem telefone e sem internet por 15 dias. O mais interessante é que as minhas contas estavam em dia... Tudo isso se deveu à demora em vir instalar o meu telefone por motivo de troca de endereço. 

Mas quão bobo e infantil é esse meu comentário (alguém pode estar pensando), diante de acontecimentos graves e importantes, como a vida (ou morte) do Santiago Andrade. Verdade! Mas o fato é que, enquanto blogueiro, a minha mente fervilhava de idéias e textos, mas isso não é tudo, pago as minhas contas e tenho direito ao respeito! O contrato de fidelidade assinado deve ser respeitado por ambos os lados. Tenho certeza que a conta chegará integralmente. Já telefonei para a OI, contestando os quinze dias que fiquei sem telefone e sem internet, e me disseram que preciso esperar a conta chegar primeiro. A OI TV, só será instalada em meu endereço novo  no dia 19 de Março, eu me mudei no dia 1º de Fevereiro, e pedi transferência bem antes... O que pensam vocês? A conta virá integralmente ou não? Já liguei ontem e pedi providências urgente até amanhã, segunda feira, caso contrário cancelarei o serviço. Já cancelei o telefone e a internet da OI. 

Porque aparentemente um assunto pessoal e tão irrelevante está sendo refletido aqui? Para isso mesmo. Para que todos possam refletir: "Que pais é esse...?" Renato Russo morreu sem obter a resposta, embora ele já sabia. Ele sabia que esse é um pais de políticos e governantes que maltratam o seu povo, um pais tão rico e tão miserável ao mesmo tempo. Um pais onde as mazelas sociais imperam, reinam e governam "descaradamente"..., e ninguém faz nada para mudar isso. Um pais de descamisados, de descalçados, sem teto, sem dentes, sem trabalho, sem educação, sem saúde, sem lei... Terra de ninguém, onde bandidos matam as pessoas todos os dias, assim como mataram Santiago Andrade. Quantos Santiagos vão precisar morrer para que as coisas e as leis mudem nesse pais? Os bandidos de colarinho branco estão enriquecendo às custas do sofrimento do povo! Empresas como a OI, por exemplo, e não somente ela, mas as empresas de telefonia e de internet, mandam e desmandam nesse pais. Contratam um serviço por 25 megas e só entregam 5 megas, os telefones celulares não completam as ligações ou não sustentam as mesmas, que caem no meio da conversa, a Vivo é um grande exemplo disso. Aliás, a Vivo está morta! Onde estão os políticos, os legisladores, os homens que elegemos para governar e mudar essas coisas? Sabemos que alguns estão na cadeia, mas por quanto tempo?

O pais está como um trem desgovernado, sem maquinista, descendo a montanha à toda velocidade, e logo adiante, no cume da pirambeira, há uma curva acentuada. Parece filme de desastre! Nós temos uma "cambada" de políticos FROUXOS e medrosos, corruptos e interesseiros..., que só legislam em causas próprias. Poucos escapam! Há momentos (e não são poucos) que sinto vergonha de ser brasileiro. O nosso pais é lindo e maravilhoso, possui um povo trabalhador que carrega esse pais e essa corja de ladões e bandidos nas costas, um pais com uma diversidade étnica pluralmente linda, uma cultura riquíssima, um povo alegre, uma geografia e natureza maravilhosa e privilegiada, mas é uma nação sofrida, abandonada, esquecida, ostracizada pelas autoridades e dominada pela violência, que todos os dias ceifa vidas inocentes, destrói famílias, mata crianças, assassina os pais de famílias enviúva as donas-de-casa, torna órfãos filhos e filhas... 

Há momentos que sinto muita raiva, quando vejo pessoas sofrendo e chorando por causa dessas coisas. Assistir o telejornalismo está se tornando uma tortura, mental, espiritual, emocional, social.... Os legisladores não fazem nada para mudar isso. E o PT, que erva daninha é esse partido horroroso para a sociedade brasileira. De olho nos votos e nas eleições que se avizinham, e de olho no poder, querendo perpetuar para si, o poder para sempre, estão contra o projeto de lei que responsabiliza e criminaliza os grupos que cometem crimes, como os assassinos do black blocks. O PT terminou de afundar o Brasil, esse pais maravilhoso que está deixando para os seus filhos e filhas um legado maldito, recheado de mazelas sociais, de violência incontida, de corrupção... Corações eternamente em estado de luto. Triste Brasil!

Não sou filiado a nenhum partido político e falo e escrevo como e enquanto cidadão brasileiro que não aguenta mais ver e ouvir as coisas más, ruins e péssimas que assolam o nosso pais. Aqui se tornou um lugar difícil de se viver, morar, criar filhos... Ser feliz!

Passei a minha vida inteira votando no PT, desde os meus 18 anos, foi quando o PT surgiu como lobo disfarçado em pele de cordeiro e eu acreditei. Foi o meu primeiro voto, e o primeiro voto é como "o primeiro sutiã, você nunca esquece": Eles vieram com um belo discurso de perseguidos e de presos políticos. É impressionante, como eles passaram de PRESOS POLÍTICOS, À POLÍTICOS PRESOS. Meu Deus, me perdoe por ter errado tanto, só tu, Senhor, sabes o quanto me arrependo! Mas Graças à Deus, que enxerguei o meu erro, antes do término do primeiro mandato do Lula.

Se o Brasil está triste, todo o povo também acabará ficando muito triste, e não há Carnaval, Copa do Mundo ou Olimpíadas que mudará isso. Pelo contrário... "A gente não quer só comida, diversão e arte! A gente quer saída para toda parte...
Basta de pão e circo!