quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Por que existem pessoas do mal?




Comportamento

É de tirar o fôlego, quando paramos para observar a multidão de pessoas que sentem prazer em infernizar as vidas dos que estão à sua volta. O que leva uma pessoa à esse extremo da vida? Seria essa pessoa, um ser mal amado, mal educado, de mau com a vida, ou um ser mau mesmo? Pessoas dessa estirpe estão sempre provocando as outras pessoas com charadas, mensagens indiretas e ate mesmo diretas. Vivem pelos cantos falando mau dos outros, fazem oposição à tudo e à todos, simplesmente por fazer, mas com o objetivo de denegrir, incomodar, atrapalhar, derrubar..., num ato de "puxar o tapete do outro". É de tirar o sossego do outro, pois atitudes negativas e nefastas como essas, incomodam as pessoas de bem.

A convivência com  pessoas no trabalho, na família, nas igrejas..., em toda a sociedade seria muito melhor se todos fossem pessoas do bem e de bem. De bem com a vida, com o mundo, com as pessoas, e consigo mesmas. Para nos relacionarmos bem com os outros precisamos estar bem conosco em primeiro lugar. É preciso que nos amemos, para que os outros nos amem, caso contrário, nos tornaremos mal amados, e mal amaremos os outros. Mas, desde que o mundo é mundo e as pessoas são pessoas, isso é impossível. E infelizmente, vamos ter que conviver com gente ruim a vida toda

Na vida é preciso construir e caminhar. Caminhar em paz conosco para caminharmos em paz com os outros, e construirmos bons relacionamentos. Construir bons relacionamentos significar construir pontes e não muralhas. Quando fazemos uma caminhada sadia, nos tornamos pessoas saudáveis, com quem todos querem estar, conversar, se divertir, caminhar... As pessoas envolvidas em quizilas não são bem vindas em nenhum lugar da sociedade e no coração de ninguém, há não ser de gente ruim como elas mesmas. Gente assim, provoca o outro ao máximo para que esse desça ao seu nível, que é um dos mais baixos na escala dos relacionamentos humanos. Certamente, essa não deve ser a postura de pessoas de bem: de bem com a vida, de bem consigo mesma, de bem com Deus, de bem com a sociedade, de bem tudo e com todos... Essa com certeza, não deveria ser a postura de uma pessoa que ocupa a função de educador, de sacerdote..., e não deve ser a atitude de ninguém.

As pessoas que agem com pirraças, baixarias, que tiram o sossego dos outros, que procuram encrenca, fofocam o tempo todo, puxam o tapete dos outros, jogam as pessoas umas contra as outras, perseguem os colegas de trabalho..., são pessoas de bem com o mau e com o mal. Como dizem por aí: "são mensageiras de satanás!" E não existe definição melhor, pois satanás significa adversário. Pessoas perversas incomodam por demais... Não dá para ser satanás o tempo todo. Isso cansa! Melhor mesmo é ser e estar de bem com o bem!
Visite e siga a minha Página no Facebook - Austri Junior 

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Copa do Mundo no Brasil - VI Parte (Ainda não acabou)


Nunca fui fã de futebol, aliás, até pouco tempo atrás eu detestava futebol, eu só assisto futebol de quatro em quatro anos, e, nas duas últimas Copas do Mundo eu torci contra a Seleção Brasileira de Futebol - mas nunca torci contra o Brasil. Não há motivos para torcer contra o Brasil em nenhuma situação ou circunstância, há não ser que não amemos a nossa nossa pátria, e são nesses momentos confusos e perturbadores que nos perdemos e nos tornamos muitas coisas, entre essas coisas, podemos incluir: contraditórios, irracionais, intolerantes, cegos, pessimistas, eufóricos, extremista, radicais, críticos, apáticos, simpáticos, sentimentais... A lista é realmente muito grande, e podemos ir de um extremo ao outro em menos de um segundo.

Eu nunca joguei futebol - nunca consegui aprender a arte de dominar essa pelota que chamamos "bola". Eu era tão "pereba" que os outros meninos não me deixavam jogar nem no gol, mesmo que a bola fosse minha. Eles jogavam (com a minha bola) e eu ficava sentado, olhando-os, admiradamente apaixonado por suas habilidades e lindos dribles. Creio que não precisa ser um psicólogo para dizer: "É por isso que você odiava futebol!"  Sim, odiava, não odeio mais, creio que estou curado (Aleluia!). Apesar do "Aleluia", e, apesar de agora ser simpático ao futebol eu não sou fanático por esse esporte. Alias não sou fanático por esporte algum e nem por nada. Posso cometer alguns radicalismos esporádicos aqui, outros ali, mas logo volto ao normal.

Há  sete anos atrás, quando o Lula "inventou" de trazer a Copa do Mundo para o Brasil, eu, que não entendia nada de futebol e muito menos de Copa do Mundo - só comecei entender um pouco, agora, durante essa Copa - me preocupei apenas com a segurança dos turistas que viriam ao nosso pais para assistir ao espetáculo futebolístico, e preocupei-me também com os torcedores em geral por ser sabedor da violência em nosso pais, mas achei seria bom para o pais, principalmente para o turismo, uma Copa do Mundo no Brasil. Em minha sólida ignorância eu estava satisfeito por estarmos na disputa com vários países grandes e desenvolvidos, e, embora eu tivesse ficado satisfeito em estarmos no "topo do mundo", eu não tinha a mínima ideia de que nós é quem financiaríamos a Copa e que precisaríamos construir estádios novos. Por isso, estava vibrando!

Quando começaram surgir as notícias de construções de estádio com o dinheiro público, eu como todo brasileiro que ama esse pais "com muito orgulho e com muito amor", e, consciente de que precisamos de escolas, hospitais, segurança, emprego, políticas sociais de qualidade..., fiquei revoltado também! Perceberam como vamos de um estado - ou de um estágio - à outro, em menos de um segundo? Pois bem, fiquei contra a Copa do Mundo no Brasil, queria que a Seleção Brasileira de Futebol perdesse a Copa do Mundo... Sabia que o governo federal estava usando a Copa para tentar se eleger, sabia que uma possível vitória do Brasil na Copa do Mundo seria desastroso para as eleições no Brasil. Por tudo isso e muito mais, eu não queria mais a Copa do Mundo no Brasil, e queria a nossa Seleção fora da Copa.

Mais ou menos um mês antes do inicio da copa, tive uma discussão feia com o meu pai, na sala do meu apartamento sobre esse tema: Ser a favor ou contra a Copa do Mundo no Brasil, e, querer que a Seleção Brasileira perdesse a Copa do Mundo já na primeira fase, por causa das consequências políticas e o efeito disso tudo no resultado das eleições - o meu pai era a favor. O meu pai é  um homem vivido, experiente, altamente politizado, um cidadão consciente, um cara extremamente inteligente..., e, no meio da nossa discussão, eu muito bravo disse para ele: "Me admiro muito por você estar pensando assim!!" Então calmamente ele me disse: "Junior, apesar de tudo isso que você está colocando e que eu sei muito bem, uma Copa do Mundo, aqui fará bem para o nosso pais, para a economia, para o turismo, para projetar a nossa imagem lá fora..., e mais: Os jogadores não têm nada a ver com isso. Eles são brasileiros como eu e como você e também são vitimas desse sistema sórdido como nós somos. A grande maioria venceu na vida com muita dificuldade, alguns não estudaram e outros passaram até fome para chegarem onde chegaram, se hoje estão ricos é porque Deus os abençoou com o talento de jogar bola, e estar na Copa do Mundo para eles, é a realização de um sonho. Você não tem os seus sonhos? Eles também têm o sonho de jogar em uma Copa do Mundo, e principalmente em casa..."

O meu velho e sábio pai, no auge dos seus 74 anos (21 anos de vivência, experiência e sabedoria a mais do que eu tenho), me disse mais coisas (sábias) sobre a Copa do Mundo, que confesso, eu não quis ouvir. Estava cego e surdo em meu radicalismo e em meu extremismo de ser contra a Copa do Mundo no Brasil. Assim como muitos que estão, lendo esse meu relato agora, também são! Então, poucos dias depois, o Tino Marcos (repórter da Rede Globo) começou apresentar no Jornal Nacional a vida e a trajetória dos jogadores convocados para jogar a Copa do Mundo no Brasil pela Seleção Brasileira de Futebol - creio que quase todos aqui, assistiram a essa série de reportagens. Devo confessar para vocês que chorei com muitas histórias de vida que ali foram apresentadas, e devo esclarecer que eu não estava abalado psicologicamente (digo isso porque no Brasil, se um homem chora, ou é fraco ou está abalado. Para muitos, ainda, o homem não pode chorar). Ao fim dessas reportagens, eu já estava mudando as minhas ideias radicais e extremistas sobre torcer contra a Seleção Brasileira, mas ainda estava radicalmente contra a Copa do Mundo no Brasil. Na segunda feira que antecedeu o inicio da Copa (que foi na quinta feira), ouvi o Juca Kfouri dizer em seu comentário na CBN, mais ou menos assim: "O fato de torcermos pela Seleção Brasileira não quer dizer que somos a favor da corrupção ou que não temos consciência política, ou que não enxergamos tudo o que está acontecendo no pais. A Seleção é o Brasil, é o povo brasileiro, independentemente desse ou daquele governo, desse ou daquele governante. O fato de torcermos para a seleção Brasileira, não nos torna alienados."

Mais uma vez, mudei a minha ideia radical e extremista - como sempre, indo de um estágio à outro - mas feliz por viver o que acredito. Acredito que temos que ter senso crítico e que devemos nos abrir à outros conceitos e ideias sem perdemos o nosso foco e a nossa identidade, precisamos ser porosos em nossas ideias, e não inflexíveis. "Humilhante não é mudar de ideia, humilhante é não ter ideias para mudar", disse sabiamente o Confúcio.  Decidi então, torcer pela Seleção Brasileira, mas ainda queria que a Seleção perdesse na primeira fase, para que a Dilma não obtivesse nenhum tipo de vitória com isso. Ainda estava (e estou) revoltado com a corrupção, com os estádios no lugar de escolas e hospitais, com as mortes dos operários que construiram os estádios de futebol, com os desperdícios, com os super faturamentos, com as mortes da moça e do rapaz, sob o viaduto construido para as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, que desabou em Belo Horizonte, e que teve menos atenção do que o incidente com o Neymar dentro de campo. Mas pasmem! Pelas injustiças e pelas violências que vi contra a Seleção Brasileira dentro e fora do campo, e principalmente em cima do Neymar, eu já não queria mais que a Seleção Brasileira perdesse a Copa.  Um sentimento de orgulho patriota apoderou-se de mim, talvez pelo fato de que "eu sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor."

Entretanto, mesmo não entendendo de futebol, eu sabia que o Brasil iria perder essa Copa. Com ou sem Neymar, com ou sem Tiago Silva. Na minha vasta ignorância futebolística, eu percebi que o Brasil tem uma das melhores seleções do mundo (ou talvez, a melhor), mas não tem técnico. E quero registrar a minha indignação com as pessoas que estão acusando os jogadores ao invés de responsabilizar os verdadeiros culpados: A comissão técnica, e principalmente o Luis Felipe Scolari. Ele tem a responsabilidade de escalar o time e de fazer substituições, assim como a de fazer as convocações e de estudar o time adversário. Estarei sempre repetindo que não entendo de futebol, por isso, se cometer aqui, alguma gafe, me perdoem, mas achei estranho que o Kaká e o Ronaldinho Gaúcho não estivessem nessa Seleção. Também achei estranho que os jogadores recebessem um dia e meio de folga após cada jogo, enquanto as outras seleções treinavam. Achei estranho que haviam poucos treinos com bola (futebol, jogo). Achei estranho que enquanto as outras seleções jogavam longe da torcida e dos jornalistas, o nosso técnico, que no início proibiu as visitas, depois escancarou os portões, causando inchaço e estrelismo nos jogadores. Achei estranho, as brincadeiras durante os treinos ao invés de treinos, e, as famílias e os amigos do jogadores passeando na Granja Comary como se fosse uma grande "colônia de férias", com passeios de quadriciclo, e pessoas indo e vindo de helicópteros aos borbotões, numa verdadeira festa, enquanto - repito - as outras seleções treinavam. E para finalizar as "minhas estranhezas", achei muito estranho, que o treinador não tenha feito nenhuma substituição logo após o segundo ou o terceiro gol da Alemanha. 


Tudo que posso dizer é que por mais que eu quisesse que o Brasil (a Seleção) perdesse essa Copa, eu não queria que perdesse para times sul americanos e nem para times africanos - pela soberba de pensar que ainda somos os melhores do mundo, e não admitir perder para nenhum pais da América do Sul  - e muito menos para a Argentina - isso por rivalidade também. Mas vejam só a ironia do destino: corremos o risco de disputar o 3º lugar com a Argentina, no sábado, e perder de "carroçada", igual perdemos para a Alemanha. Mesmo sendo "brasileiro com muito orgulho e com muito amor" nunca tive dúvidas de que perderíamos essa Copa do Mundo aqui no Brasil (com ou sem Neymar). Nunca tive dúvidas de uma possível final entre a Alemanha e a Holanda. Vou torcer para que seja assim! Será um futebol muito bonito de se ver, e será uma final digna de uma boa Copa do Mundo.

Só espero que as pessoas que se fecharam em seus extremos radicais possam refletir, que foi assim que se iniciou o Nazismo na Alemanha, o Apartheid na África do Sul, as guerras napoleônicas, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial (estamos às vias de iniciar a terceira). Assim começou a Ku Klux Klan, com a intolerância à pele negra e com racismos. Assim começaram as ditaduras militares, inclusive a ditadura militar brasileira, que tento rechaçamos. Entre tantos outros fatos e situações de violências, guerras, guerrilhas, dominações..., que conhecemos na história da humanidade, todos eles começaram assim: com ideias e ideais, nem sempre inocentes, mas sempre radicais e intolerantes. Essas ideias e ideais vão tomando proporções enormes, e em breve as pessoas só pensam nisso, só respiram isso, se irritam e se aborrecem com os que pensam diferente, não falam em outra coisa, e vão se envenenando devagar, e o ódio vai tomando conta dos seus corações e de suas  mentes, e elas se esquecem que os outros têm sonhos como elas também têm. Esquecem-se de que as outras pessoas têm o direito de ser, de pensar e de opinar diferente, assim como elas também têm..., em breve se tornarão os "Black Blocs" das ideias e de todas as coisas, talvez não quebrando e destruindo bens e patrimônios, mas ainda assim, destruindo tudo e todos à sua volta. Uma coisa aprendi nessa Copa do Mundo no Brasil: radicalismos e extremismos nos tornam irracionais.

É bom que estejamos certos de uma coisa: nós que votamos em Lula, no primeiro mandato dele, também somos responsáveis por a Copa do Mundo estar acontecendo no Brasil hoje. Em 2002, ao digitar na urna eletrônica o número 13 do PT que tanto odiamos hoje, plantamos a semente da Copa e das Olimpíadas no Brasil. Não temos como fugir dessa responsabilidade. Somos tão culpados quanto. Quem nunca votou no PT para nenhum cargo, também é culpado, assim como estão culpando a Seleção de não ter jogado nada. Pois não lutaram o suficiente para manter o PSDB no poder e entregaram o jogo do poder ao PT. Para ser sincero, a Seleção (os meninos/jogadores) lutaram com garra e raça até o fim, só não ganharam o jogo. E você que está aí se esperneando contra a Copa assim como eu me esperneei, lutou com todas as suas forças para que o PT não ganhasse o jogo do PSDB? Se lutou, você assim como eu, sabe o que é lutar e perder. Assim é em tudo na vida! Não podemos ganhar todas, pois do outro lado existe um adversário que está preparado, seja em estratégia ou qualquer outra coisa. Fui professor de Karate muito anos e competi muito na minha juventude. Nem sempre ganhei, nem sempre perdi. Mas sei muito  bem o que significa perder.

Nós perdemos as escolas, os hospitais e todas as coisas pelas quais somos contra a Copa do Mundo no Brasil, quando votamos pela primeira vez no PT, lá atrás (em 1980) na abertura política. Lembram: "ANISTIA AMPLA GERAL E IRRESTRITA!"? Mesmo tendo votado somente para vereador, ou deputado... Essa foi a primeira semente para o PT chegar ao poder. Alguém aqui pode dizer: "Eu não era nem nascido." Mas seus pais eram, e foram enganados como eu também fui. Alguém pode dizer: "Eu só votei uma vez, em um só candidato." Quem fez assim, também colocou uma sementinha no canteiro da corrupção, nos canteiros do Lula e Dilma presidentes, e no canteiro da realização e da Copa do Mundo no Brasil. Não estou acusando ninguém, só estou estimulando a reflexão e o debate! Estão insatisfeitos? As eleições estão chegando! Daqui há dois meses poderemos mudar e votar em Aécio Neves, em Eduardo Campos, ou em outro candidato  em que quisermos votar, mas até lá, teremos que engolir o PT, sua corja e a Copa do Mundo. Dessa vez, lutemos com afinco. Votar só não basta, vá para as ruas pedir votos para o seu candidato. Converse e convença as pessoas, façamos a nossa parte, porque a Dilma está fazendo a parte dela. A parte dela é Vencer as eleições, com Copa ou sem Copa.

Uma lição estou levando de tudo isso que vivi durante um mês de Copa do Mundo no Brasil:  PRECISO PEDIR PERDÃO AO MEU VELHO E SÁBIO PAI! 
E você não precisa pedir perdão para ninguém? Nem para si próprio?

sábado, 5 de julho de 2014

A Copa do Mundo no Brasil - V Parte (A Copa da Violência e da Deslealdade - Uma Copa Sem Ética!)

Comentário
por Austri Junior

Você nunca imagina que vai sair de casa pela manhã ou em qualquer outro horário, cheio de vida e de planos, e que não mais voltará, pelo menos não com vida, para dessa vida desfrutar as suas bênçãos, crescer e aprender com as mazelas que essa mesma vida nos traz, mas que é de vital importância para o nosso amadurecimento e sabedoria. Discordo plenamente do grande Gabriel Garcia Marques, quando diz: “A sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não nos serve para nada.” Serve sim, e serve muito! Serve para corrigirmos os erros, serve para buscarmos acertar na escolhas e decisões presentes e futuras, serve para instruirmos outras pessoas enquanto educadores, conselheiros, amigos, pais, companheiros, pastores e sacerdotes... Entretanto, a vida é mesmo um grande paradoxo.

Essa Copa do Mundo no Brasil tem trazido à minha mente muitas observações e reflexões, uma verdadeira escola da vida, onde estou observando cada vez mais perplexo os seres (des) humanos, que fazem tudo (o que há de mau e mal) por seus objetivos. Algumas vidas foram ceifadas, estancadas, paradas bruscamente para que agora as pessoas estejam nos estádios, vaiando, xingando, sorrindo e chorando de emoções... Gritando, GOL!

Mas não somente vidas foram ceifadas nas construções dos estádios, como também, nessa semana pelo menos duas vidas foram ceifadas debaixo de um viaduto na cidade de Belo Horizonte, por causa das obras de "mobilidade urbana" com o objetivo de se realizar a Copa do Mundo no Brasil, obra essa, tocada de maneira irresponsável, às pressas, de qualquer maneira, que não ficou pronta à tempo e como se não bastasse, caiu em cima de um ônibus e de um carro de passeio, matando a motorista do ônibus e o rapaz que dirigia o seu automóvel. Ambos e também os que morreram nas construções dos estádios deixaram famílias que estão sofrendo enquanto outros se divertem, muitos deles nem sequer lembram mais disso. Percebi que nos jogos de ontem nem sequer fizeram um minuto de silêncio pelas vidas que se foram debaixo do viaduto em BH. Muitos dirão: "Uma coisa não tem nada que ver com a outra." Quem  está pensando assim realmente está com a razão. Uma coisa realmente não tem nenhuma relação com a outra mesmo. Não para nenhum de nós, ou para a FIFA, ou para os governos envolvidos, mas o fato é que essas obras todas têm dois alvos: 1º - A Copa do Mundo no Brasil, e 2º - A reeleição de Dilma Roussef para a presidência da república. Não sejamos ingênuos em pensar que a Dilma e o PT não vão usar essa Copa e as suas "maravilhosas" obras de mobilidade urbana para ganhar as eleições em outubro. O discurso será: "As obras não são para os turistas, elas são para o povo brasileiro e ficarão aqui para sempre..." As obras ficarão para sempre, assim como o sofrimento e as angústias das famílias que perderam os seus entes queridos, por irresponsabilidade, morosidade e pressa (em consequência dessa morosidade) para terminar as obras, e eis o que aconteceu. Mas em outubro ninguém vai se lembrar disso, como já não lembram-se agora. Nós esquecemos as coisas muito facilmente, inclusive as promessas não cumpridas, e que praticamente às vésperas das eleições são prometidas novamente. Querem um pequeno exemplo? Desde o primeiro mandato do Lula, temos dele, a promessa de reforma e ampliação do Aeroporto de Vitória. Quem conhece o nosso aeroporto sabe que ele está mais para um clube de aviação que para um aeroporto de verdade, que até chove dentro (isso não é novidade nenhuma no Brasil). Pois muito bem, a Dilma esteve aqui em Vitoria, nessa quarta feira (02/07/14), e prometeu tudo novamente, e inclusive teleférico para a cidade de Vitória. O pior: tem gente que acredita.

Esse texto era para ser escrito e postado na segunda feira, véspera do inicio da Semi Final da Copa do Mundo no Brasil, como tenho feito desde o inicio dessa Copa. Ainda teremos dois jogos hoje: Bélgica x Argentina (é desnecessário dizer que torcerei para a Bélgica - mas já disse), e, Holanda x Costa Rica (torcerei para a Holanda e tenho quase certeza de que a Holanda chegará na final). Eu queria muito mesmo, esperar esses dois jogos e ver o que iria acontecer, antes de fazer os meus comentários aqui, mas não consegui esperar, tamanha a indignidade estou sentido em relação à covardia acometida ao Neymar, que foi selvagemente atropelado inescrupulosamente pelo Zúñiga, que nem sequer levou o cartão amarelo por conta de um juiz incompetente.  O Neymar estava semi agachado para dominar uma bola na altura do seu peito e o colombiano veio deslealmente por trás, subiu-lhe às costas, deu-lhe uma joelhada na coluna, enquanto apoiava-se na nuca do Neymar ao mesmo tempo em que o empurrava para baixo. Todos viram isso, e as imagens são muito claras. Quero ver qual vai ser a posição da FIFA em relação à esse fato.

Tenho batido na mesma tecla, aqui constantemente: Essa é a Copa do Mundo mais violenta que tenho visto desde a Copa de 1970. É a Copa das faltas graves e propositais, é a Copa da deslealdade, do cinismo, do vale tudo, do salve-se que puder. À cada jogo me encho de preocupação e temo pelas vidas dos jogadores - não somente dos jogadores brasileiros. Vendo o Neymar ser cassado da maneira que estava sendo, eu tinha certeza de que, mais cedo ou mais tarde o pegariam de jeito, como foi feito ontem. À cada jogo penso será que algum jogador nessa Copa sofrerá o infortúnio de sair do campo sem vida ou paralítico para sempre? Pode parecer exagerado, mas se olharmos para a violência dentro de campo veremos que não é, e quase aconteceu ontem. É duro, sair de casa, cheio de planos e de vida, cheio de expectativas e esperanças, e voltar sem um ou sem o outro. Isso não está longe de acontecer dentro de campo nessa Copa do Mundo no Brasil. Lembremo-nos de que a Argentina jogará daqui há 40 minutos (mais ou menos), e eles são os mestres da violência no futebol. Com argentinos todo cuidado é pouco, pois é a seleção mais desleal do mundo todo. 

Boa sorte à Seleção Brasileira, boa sorte aos jogadores de todas as seleções que jogam com lealdade, respeito e ética, e, boa sorte Neymar Jr. Espero que se recupere bem. Já não basta ter um sonho, um plano e um objetivo interrompido, ainda por cima ser alvo da torcida daqueles que não se preocupam com a vida humana, e torcem por Neymar fora da Copa. Quanto à Seleção do Brasil fora da Copa do Mundo, mudei de ideia: "EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR... " Apesar da Dilma, do PT e dos aliados corruptos (ou não). Uma coisa não tem nada que ver com a outra! 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Copa do Mundo no Brasil - Parte IV (Os nossos atos falam mais alto, e muito mais visíveis que as nossas palavras!)

Comportamento


Estamos adentrando às quartas de final da Copa do Mundo 2014, e nesse quarto episódio (ou crônica) de "A Copa do Mundo Brasil", aqui no blog, quero escrever somente sobre os fatos que envolvem a Copa, do ponto de vista "sócio-teológico", numa abordagem simples e rápida, analisando o comportamento sócio esportivo humano. 

Fora dos campos, apesar de alguns conflitos entre alguns torcedores, da invasão dos chilenos ao Estádio do Maracanã, e de argentinos assaltando ingressos e celulares de argelinos, no geral, parece que a convivência, a receptividade e o calor humano dos brasileiros está dando um show digno de Copa do Mundo. Isso é ótimo!

No entanto, enquanto nas ruas as coisas estão bem, dentro do possível, nos estádios o que estamos vendo é uma Copa medíocre, e violenta. Alguns estão dizendo que essa Copa é "A Copa dos Gols" (devido à média de gols, em relação à Copa de 2010). Mas, infelizmente, essa é também "A Copa da Violência", das agressões, das cotoveladas, das mordidas, das joelhadas, dos pisões, dos puxões (que rasgam até calções e camisas). É a "Copa da Deslealdade" da "soneira", da mentira (o cara barbariza na "cara" do juiz e diz: "Não fiz nada"), por isso pode ser também a "Copa Hollyoodiana" (os caras fazem a falta e se jogam no chão, simulando que a falta foi contra eles, e ficam ali, se contorcendo "de dores", e depois saem correndo e jogando, como se nada tivesse acontecido, porque na realidade não aconteceu mesmo).

Digo sem medo estar julgado, que essa Copa é "A Copa do Cinismo" , do mau-caratismo, do egoísmo, do "custe-o-que-custar", do vale tudo para ser campeão... Mas o pior em tudo isso é que a maioria das pessoas aprovam tudo isso, e pensam que é normal. As pessoas que apoiam essas atitudes e pensam que as mesmas são normais, são as mesmas pessoas que clamam por ética, por justiça, por idoneidade, por transparência, por honestidade..., São as mesmas pessoas que criticam os governantes, os políticos, as polícias, os ladrões..., e criticam a sociedade como um todo, esquecendo-se de que nós somos a sociedade, e somos nós que construímos essa tal sociedade que tanto rejeitamos. Construímos essa sociedade com nossos atos e com as nossas omissões. De uma coisa não podemos nos esquecer: OS NOSSOS ATOS FALAM MAIS ALTO, E MUITO MAIS VISÍVEIS QUE AS NOSSAS PALAVRAS! 

Concluindo, entre os fatos mais marcantes no comportamento  social dessa rodada que se encerrou ontem (as oitavas de final), estão as criticas à torcida brasileira que vaiou a torcida chilena durante o hino chileno, e isso causou uma polêmica tremenda, sob a alegação de que a torcida brasileira vaiou o hino nacional chileno. Mas creio que na realidade não vaiaram o hino. Vaiaram a atitude dos chilenos de continuar cantando o hino. Há brasileiros que pensam que essa atitude de continuar cantando o hino depois que a Fifa encerra o áudio é um privilégio só nosso, porque fomos nós que iniciamos esse movimento na Copa das Confederações. Essa é uma atitude miserável, mesquinha, medíocre, sórdida, soberba..., os brasileiros deveriam orgulhar-se por estarmos sendo seguidos, imitados, copiados, "fazendo escola" e servindo de exemplo.

Essa é uma atitude tupiniquim de povinho subdesenvolvido, assim como foi a atitude de vaiar a presidente Dilma, e mandá-la "tomar no...", na abertura da copa. O que mais me chateia nesses dois casos, é que muita gente que achou certo vaiar a Dilma, agora está achando errado vaiar os chilenos, e o desrespeito e a gravidade dos fatos são os mesmos. É esse o testemunho que a elite branca brasileira dá para o mundo inteiro: Um péssimo exemplo! Lá, junto à torcida e nas arquibancadas não tem pobres e nem negros pobres. Se tivesse, ou se fosse na periferia, diriam: "São favelados!", e, "Isso é coisa de pretos".  É realmente lastimável e repugnante, tal atitude. 

Muitas dessas pessoas que lá estavam, vaiando os chilenos, vaiando a presidente do Brasil (durante a abertura do mundial) e que estão achando normal, esse comportamento violente e cheio cheios de "esperteza" dentro dos campos, também são as mesmas pessoas que, nas redes sociais se indignaram quando - há pouquíssimo tempo atrás - houve aquela onda de racismo na Europa, quando chamavam os jogadores de macacos, quando faziam gestos de macacos para eles, e quando jogavam bananas dentro do campo. Me parece que a igualdade humana mede-se com dois pesos e uma medida. 

sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Copa do Mundo no Brasil - Parte III

Comentário



A Copa do mundo está chegando às Oitavas de Finais. Amanhã começará uma nova etapa, e um novo quadro vai se desenhando dentro e fora dos estádios. Errou quem apostou que não haveria Copa! É muita ingenuidade pensar que - mesmo com tanto desperdício - depois de o governo brasileiro ter assinado (e fechado) um acordo com a FIFA, ter investido alto em construções de estádios, ter alardeado para o mundo inteiro, e ter apostado todas as suas fichas durante sete anos na realização da Copa do Mundo aqui no pais,  que realmente não aconteceria a Copa do Mundo aqui. isso sem mencionar na paixão do povo brasileiro pelo futebol. Todos nós sabíamos que o povo ficaria anestesiado, embriagado e morto de paixão pelos jogos da Seleção, mesmo que no início da competição, tenha se saído muito mal.

Não devemos e não podemos confundir as coisas e misturar os alhos com os bugalhos, independentemente das questões políticas e da má administração financeira e ou corrupção: uma coisa é o governo, e outra coisa é a Seleção. Quanto ao governo sou contra, quanto à Seleção, sou 100% a favor. É claro que nem eu nem muita gente queria a Copa do mundo aqui, mas já que está, não deixarei de torcer pela nossa Seleção. É claro que eu e muita gente prefere ver a fortuna que foi investida nos estádios, investida principalmente em educação e saúde, mas o fato é: não vai adiantar eu quebrar concessionárias, caixas eletrônicos e tudo que vir pela frente. Isso é vandalismo. Nós teremos a nossa grande chance de protestar daqui há quatro meses: Nas urnas! Em outubro podemos dar o troco e arrancar a Dilma, o PT e sua corja do poder. Estou ansioso para fazer isso! Quer protestar? Filie-se à um partido! Crie páginas, blogues, perfis nas redes sociais e proteste. Entre nas campanhas, vá às ruas, mas não divulgue nas mídias, para não ter a infiltração dos bandidos, marginais, vândalos mascarados. Não me parece ingenuidade nem displicência, que o Movimento Passe Livre queira se "manifestar" para comemorar um ano de conquista adquirida. Para inicio de conversa: Não havia necessidade nenhuma de se "manifestar". Quer comemorar? Convoque o pessoal do movimento e faça um churrasco, ou um almoço na casa de alguém do Movimento. E que história mal contada é essa de que o Movimento fez um "acordo "com  a polícia, para não intervir? Não engoli isso. Ninguém engoliu! A polícia está devendo e o MPL também.

Enquanto a bola rola nos gramados, fora deles o povo está anestesiado. A mídia brasileira pouco fala do processo eleitoral (ou eleitoreiro) que está se desenhando para daqui há quatro meses; os "conchavos" e alianças. Também não existe mais violência no pais, está tudo muito bom, tudo maravilhoso. Os aeroportos estão funcionando que é uma beleza. Tudo está indo muito bem! Tem turista elogiando, a mídia está elogiando, tem turista querendo voltar... Só não sabemos se eles vão encontrar o mesmo Brasil. Estamos vendo um Brazil que não conhecíamos, parece um outro pais... Mas, enquanto isso, na periferia: Continuamos sem educação, faltam escolas, as escolas que temos estão caindo aos pedaços, a violência está correndo solta (principalmente nos dias de jogos da Seleção). Quem mora em Cariacica, aqui no Espírito Santo, e em regiões de baixa renda que o diga. Mas as coisas estão tão boas que tem até repórter esportivo dizendo em rede nacional que "os estádios estão tão lindos e tão confortáveis, que valeu a pena toda a roubalheira" - ouvi isso na ESPN. 

Para finalizar a nossa crônica de hoje sobre a Copa do mundo no Brasil, quero dizer que estou horrorizado com os casos de violência dentro dos campos. Não não sou fanático por futebol, e só assisto jogos futebolísticos de quatro em quatro anos, mas desde a Copa de 1970 (ou seja: desde que eu tinha 9 anos de idade), nunca vi uma Copa do Mundo tão violenta. Sei que o futebol é um esporte de contato, e que esse contato muitas vezes é inevitável. Mas o que estamos vendo aqui nessa copa no Brasil, são contatos imediatos de primeiro, segundo, terceiro..., de todos os graus. O que é isso?!  É cotovelada pra lá, pisão na cabeça pra cá, puxa-puxa, agarra-agarra, e até mordidas. E tem gente defendendo o Luis Suáres! Porque não colocam esse cara para jogar bola com cachorros vira-latas? A punição dele foi pouca: deveriam tê-lo banindo do futebol para sempre, assim como fizeram com o Donald Sterling, proprietário do Los Angeles Clippers, que foi banido da NBA por racismo. Mas o pior de tudo é que tem gente defendendo o cara, e tem locutores e comentarista achando normal alguns desses "contatos". Quem também deveria ser banido dessa Copa seria a Seleção da Croácia, que promoveu um quegra-quebra e destruíram várias coisas no vestiário do estádio, depois do jogo com a Seleção Brasileira, e ficou por isso mesmo.

Assim vamos prosseguindo, apostando e confiando cada vez mais em uma vitória brasileira. O meu desejo é uma final com a Holanda e se o Brasil vencer, ficarei muito feliz. Mas se a Holanda vencer essa Copa, ficarei feliz do mesmo jeito, porque estou torcendo para esse time desde o começo, porque eles nunca ganharam uma Copa do Mundo, e porque uma vitória da Seleção Brasileira representa uma possível vitória da Dilma nas eleições de outubro. Quem duvida disso se decepcionará, quem viver, verá!

sábado, 14 de junho de 2014

A Copa do Mundo no Brasil - Parte II

Comentário



 Não se luta por direitos, desrespeitando os direitos dos outros

A Copa no Brasil começou cheia de problemas com greves para todo lado, e para piorar a situação em Cuiabá, a chuva não deu trégua, as ruas ficaram alagadas, turistas e população local sem transporte público por causa da greve dos rodoviários.

O padrão Fifa não está funcionando dentro do campo, os juízes estão cometendo erros absurdos, prejudicando as equipes, os atletas e o espetáculo. Dois gols legítimos da equipe do México foram anuladas. Eu não entendo de futebol, mas ao meu ver o pênalti no Fred foi legítimo e bem marcado. Odeio ver aquele "empurra-empurra", e o" agarra-agarra" dentro do campo. Acho desleal quando um jogador puxa a camisa ou o calçao do oponente. Já vi uma foto da Copa das Confederações que um jogador puxou o calção do outro ao extremo, que ele ficou de "fio dental". Um horror!

Só para registrar, gostei muito do banho que a Holanda deu na Espanha arrogante. Sempre torço contra a Espanha, contra Camarões e contra a Argentina. Aliás, a equipe de camarões é tosca, ridícula,  absurdamente violenta assim como a Argentina. Só jogam com violência física e com deslealdade e desrespeito.  Todo esporte por mais competitivo e por mais contato físico que tenha, deve tratar o adversário com respeito. Sempre digo, e quero repetir aqui: O respeito e a base de todos os relacionamentos.

Falando em respeito, quero deixar aqui o meu repúdio à torcida - elite branca brasileira - que mandou a presidente Dilma TOMAR NO "SUCO DE CAJU". Falta de respeito total e absoluto! Repudio esse tipo de atitude. Sou contra o governo do PT e contra a Dilma. Não vou votar nela e não quero de maneira alguma que ela se reeleja (quem acompanha esse blog sabe muito bem disso). Sempre estou criticando a presidente e o seu "desgoverno". Mas mandar a presidente TOMAR LÁ..., em rede mundial. Isso é um absurdo! É preciso separar os alhos dos bugalhos. Uma coisa é vaiá-la, e isso já é por demais, uma atitude questionável, outra coisa muito pior, foram os xingamentos de baixo calão e desrespeitosos. Ela é uma pessoa, um ser humano com sentimentos, mesmo sendo péssima governante. Acima de tudo, é presidente do nosso país. Se amamos realmente essa pátria, não devemos ter uma atitude negativa como essa, para o mundo inteiro testificar a nossa ignorância e o nosso desrespeito de "povinho do terceiro mundo". Nós não vamos mudar nada com atitudes negativas e nefastas como xingar com palavrões de baixo calão, a presidente da República do Brasil, e nem com a violência do black "bostas". Os valores das pessoas estão distorcidos, desfocados, desvairados, desequilibrados... Tenho pena dessa gente que está assinando o seu próprio atestado de burrice e de incompetência cidadã, política, e humanitária, comportando-se como animais da pior extirpe.

Enfatizo aqui o ato louvável e muito positivo, daquele pai que foi buscar o filho de dezesseis anos (mascarado) dentro do protesto, foi a atitude mais acertada que vi nesses três dias de Copa do Mundo (eu faria a mesma coisa se soubesse que o meu filho está metido em uma situação dessas). O "moleque" teve o cérebro lavado pelos grupos fascistas e anárquicos, que quebram tudo e destroem propriedades públicas e privadas, que tiram as vidas das pessoas como fizeram com o cinegrafista da Rede Bandeirantes de Televisão, Santiago Andrade. Não se conquista direitos desrespeitando os direitos dos outros, e muito menos destruindo vidas e propriedades. O foco está errado! 

Para finalizar, quero dizer que, salvo o fato de que um policial expeliu gás de pimenta em um desordeiro já imobilizado, eu apoio a atitude da polícia. Tem que reprimir e reprimir com força. "Polícia para quem precisa de polícia..." Afinal: "Que pais é esse...?"

Austri Junior - Editor do Blog

  








quinta-feira, 12 de junho de 2014

A Copa do Mundo no Brasil!

 Comentário
Começa hoje, dia 12 de Junho, a Copa do Mundo no Brasil. Faltam menos de duas horas para a abertura do evento, e pouco mais de três horas para o jogo do Brasil com a Croácia. Hoje é o dia dos namorados no Brasil, e esse dia ficou apagado esquecido e sufocado, pelo evento Copa do Mundo, assim como ficaram as questões de saúde e educação, e também a política. Aliás, a política no Brasil, nesse instante, está pegando carona (providencialmente) na Seleção Brasileira de Futebol e na Copa. Esse é um ano de eleições no Brasil, e todas as propagandas do governo federal é dando ênfase à Copa e às obras da Copa, que não ficaram prontas e ou pela metade, mas que o governo insiste em dizer que está tudo bem. Aliás, a (incompetente) presidente Dilma foi para a TV, ontem, no horário nobre, para dizer que está tudo bem. Não! Não está tudo bem! Está tudo mal e mau! As coisas não estão boas nesse pais, e se tivessem, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, não teria descartado a Dilma de discursar na abertura da Copa. Ele tomou essa atitude, porque sabe que se a Dilma discursasse, seria tremendamente vaiada, e tiraria o brilho do evento, e frustraria o objetivo da festa e constrangeria à todos. A prova disso, é que "o pau já está quebrando", desde antes o meio dia. As manifestações estão por todos os lugares, e o quebra-quebra está "rolando solto". 

Todos nós sabíamos que isso iria ocorrer, estava anunciado! Só espero que não haja mortes. Não adianta dizer que "espero que não se destruam os patrimônios", por que não acredito nisso. Acredito que os vândalos vão quebrar tudo pela frente. É uma tragédia anunciada. Os metroviários de São Paulo estão em greve, e os trabalhadores aviários também estão. Muita gente perdeu o voo para a Copa do Mundo, e consequentemente perderam o dinheiro do ingresso nos estádios (me recuso a chamar os Estádios de "Arenas").

Para o movimento contrário à Copa, não iria haver Copa no Brasil. Sempre acreditei o contrário: vai haver Copa sim! Com ou sem metrô, com ou sem aviões..., haverá copa! O povo vai caminhando, vai de "jumento" com disse o Lula, mais vai, pois o futebol corre na veia da maioria do povo brasileiro, e a Seleção é a Seleção e não tem que pagar por isso tudo, e pela incompetência de um governo desgovernado, como um trem descarrilhado, descendo a ladeira, rumo à uma usina de gás, ou combustível inflamável como em um filme de tragédia. Tragédia é a palavra certa para definir o governo da Dilma, do PT , e as obras da Copa.

Triste mesmo para mim é saber que por um lado, os instrumentos sonoros foram proibidos nos estádios, mas não foram proibidos no condomínio em que resido. Além da vizinhança estar queimando fogos que tanto odeio, por me desarmonizarem, nesse momento, enquanto escrevo esse texto, estou vivendo um inferno astral: as crianças do meu condomínio estão tocando cornetas e vuvuzelas à todo vapor. Não suporto barulhos, detesto cornetas e odeio vuvuzelas.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Joaquim Barbosa se aposentou - E agora, José(s)?

Comentário

"O que será, que será...?"

Durante todo o dia de hoje a notícia mais importante foi a notícia da aposentadoria do Ministro do Supremo, Joaquim Barbosa. Todos sabem de quem se trata, e muitos estão preocupados com a sua saída. Pois se ele extrapolava em suas medidas, ultrapassando as barreiras da jurisprudência, com mão dura, também representava a maioria do povo brasileiro que tem sede de justiça e não compactua com a corrupção. Certamente muita coisa vai mudar naquela corte daqui para frente, inclusive a impunidade. Agora o PT, todos os políticos corruptos e os bandidos de colarinho branco, vão poder se corromper, e corromper livremente, sem medo da cadeia. Certamente, o Brasil perdeu um grande elo dentro da Corte Superior. Uma corrente que falta um elo fica mais curta, assim como uma engrenagem que falta um dente: certamente ela falhará quando encontrar-se com a outra engrenagem no auge de sua volta, ou quando passar pela correia.

De qualquer forma o Ministro Joaquim Barbosa cumpriu com o papel dele, e cumpriu muito bem. Ele fez e a sua parte, e o Brasil das pessoas éticas e cansadas da corrupção lhe devem muito. Mesmo com toda intolerância, acredito que só não gostava dele, as pessoas que pensam que a corrupção é normal e que para um pais corrupto como o Brasil não há mais jeito.  É esse tipo de pensamento que corrompe toda a sociedade e os seus cidadãos. Não percamos as esperanças, pois como dizia o antigo Partido dos trabalhadores (aquele que até onde sabemos, ainda não era corrupto): "A luta continua companheiro!"

Certamente tem muita gente (corrupta) gostando disso, e até comemorando. Mas creio que as pessoas que mais gostaram dessa noticia são os "Josés": José Dirceu e José Genuíno (juntamente com a sua quadrilha). Em breve, veremos muitas progressões de penas referentes à Ação Penal 470, até que não haja mais pena para cumprir. É realmente uma pena! Espero que ele possa ocupar um cargo político onde possa pelo menos tentar fazer alguma coisa por esse povo sofrido, o que é muito difícil nesse pais podre, de sistemas corrompidos e pessoas coniventes, desde a classe mais pobre, à classe mais rica, desde a classe mais baixa, à classe mais alta, desde os mais inteligentes aos mais emburrecidos. Insisto: é uma grande pena!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pensamento e Reflexões

por Austri Junior



Algumas reflexões estarão pela metade, 
mas poderão ser lidas na Fan Page Austri Junior.

"Se você for um ser de mente brilhante, com ideias ricas e maravilhosas, as mentes pobres, opacas e escuras rejeitar-te-ão.
À isso denominamos, inveja!"
Austri Junior

"Se você for um homem com ideias 'perigosas', muitos, ou quase todos se apartarão de ti. A história está entre nós para confirmar as minhas palavras."
Austri Junior
"A intolerância condena tanto os inocentes quanto os culpados."
Austri Junior


"Se existem duas coisas que os seres humanos sabem fazer muito bem é mentir e fingir. Por isso, muitos de nós somos ótimos atores e atrizes. É só somar as 'habilidades' supra citadas, com o dom da interpretação, e eis aqui, ali e acolá, grandes candidatas e candidatos ao Oscar."
Austri Junior

"Preconceito e racismo são as formas mais irracionais de se expressar o ódio. Não há nada mais irracional que o ódio, por isso, ele sempre se manifesta através da violência, seja ela física ou não. "
Austri Junior

"Por mais que estejamos caídos, não ficaremos no chão por todo o tempo. Em algum momento haveremos de nos levantarmos e recomeçar a caminhada."
Austri Junior

"Caminhar com nossos próprios pés fortalece as nossas pernas para darmos passos mais longos e mais rápidos. Depois poderemos começar correr. No final, estaremos mais confiantes e com um espírito mais forte."
Austri Junior

"Podemos aprender grandes lições de vida através de pequenos - e às vezes, aos nossos olhos, insignificantes - momentos."
Austri Junior

"Ajudar, acolher, compreender..., é melhor que punir, julgar, condenar..."
Austri Junior

"Não adianta nos lastimarmos pelos erros do passado, devemos tentar corrigi-los. Mesmo assim, colheremos os seus frutos. Na agricultura nem toda semente plantada germina. Mas, na vida, toda semente plantada germinará. Seja ela, boa ou má."
Austri Junior

"Se você for descartado de uma instituição por ter sido sincero, não significa que você não serve para aquela instituição. Significa que aquela instituição é que não serve para você."
Austri Junior



"Pensar é o que fazemos e o que temos de melhor."
Austri Junior



"Toda vez que escrevo, ou posto (de terceiros), um texto que revela as falcatruas dos falsos pastores, ou que relata a podridão das igrejas, sempre acontece uma evasão de seguidores nas redes sociais, principalmente na Página Educação Cultura e Sociedade, no Facebook. Já no Google plus e no blogger, isso não acontece. Dá para medir o nível mental dos que frequentam as redes sociais de massa."
Austri Junior



"Sempre me pego a pensar e questionar: Porque o mundo mudou tanto? porque a vida e as pessoas mudaram...? tudo parece tão ruim. Que pena!"
Austri Junior



"A teoria de que 'os opostos se atraem' não vale muito para as relações humanas (com poucas exceções para as relações sexuais). Gentes de bem e do bem não se associam aos canalhas. Ladrões, traficantes, bandidos..., associam-se com gentes semelhantes."
Austri Junior



"Estar no ambiente não significa estar presente."
Austri Junior


A DIFERENÇA ENTRE O PROFESSOR E O EDUCADOR:
“O professor ensina conteúdos (e nada mais)! O Educador fala sobre a vida ensina valores, ajuda a construir o pensamento crítico, ajuda a 'limpar as feridas'... O Educador não tem medo dos alunos, se envolve e envolve. O Educador conquista: Respeito e amizade sinceros, e devolve na mesma medida, enquanto o professor se preocupa com o livro de ponto, com ...
Ver mais

"Nossos caminhos podem ser uma trilha,
um desvio, um atalho ou uma estrada.
Depende de apenas de cada um de nós!"
Austri Junior



"A paixão que nos aprisiona e muitas vezes nos arruína,
é a mesma paixão que nos motiva e nos move,
impulsionando-nos para as coisas boas e produtivas."
Austri Junior



"É muito fácil não trabalhar e viver à sombra de quem o faz. O nosso ambiente de trabalho está cheio de gentes que agem dessa forma.
São essas pessoas realmente espertas, como pensam ser, ou são meros miseráveis e infelizes atores? Lembremo-nos: Ninguém é invisível. Ninguém passa desapercebido."
Austri Junior



Bom dia!
"Quem tem sede cava o poço, não espera pela chuva."
Austri Junior



“No ambiente de trabalho, devo enxergar sem olhos, escutar sem ouvidos, e não reproduzir o mau e o mal que vejo e ouço. A minha missão deve ser sempre, TRAZER palavras amigas, e LEVAR esperança a todos!” (Austri Junior)


"Estar na linha de frente significa responsabilidade e compromisso. Os que fogem causam grandes prejuízos. A dissimulação é prejudicial principalmente para para os outros." Austri Junior


"Sou como um agricultor: planto as sementes, rego e cuido. Espero com paciência, pelo tempo da colheita. Esse dia sempre chega! O universo é vivo e se movimenta o tempo todo. A roda não para de girar, e a paciência é mais que uma virtude, é o caminho para o pódio."
Austri Junior

"Amar cegamente quem não nos valoriza não é amor, é doença e necessita de tratamento. Se não for doença é falta de personalidade. Falta de personalidade se cura com autenticidade e amor próprio."
Austri Junior

"Enquanto a mágoa estiver batendo à porta do coração de um homem, e o ressentimento estiver rondando o território das suas emoções, ele jamais terá paz verdadeira. E quanto mais forte o sentimento negativo, mais caos e distúrbios habitarão em sua mente."
Austri Junior



"Precisamos fazer as coisas acontecerem. Se ficarmos parados, esperando, jamais alcançaremos os nossos objetivos. É fato!
Austri Junior

"Quando nos candidatamos à um cargo ou função, seja esse simples ou mais sofisticado, tais como sindico de um prédio ou condomínio, presidente de uma associação, sacerdote em uma instituição eclesiástica, diretor de uma escola..., ou presidente da república, devemos estar cientes dos nossos deveres e responsabilidade. Nada na vida é tão simples, principalmente quando lidamos com pessoas. Há quem q... Ver mais

"Quando os valores de um grupo estão errados, invertidos e distorcidos, mesmo que muitos sejam contra, e somente você denunciar, você será o 'traidor'. Assim age uma sociedade corrompida e covarde."
Austri Junior

"O que nós não sabemos, é a história por de trás de um homem, e nem sempre temos como saber. Por isso, nunca subestimemos a ninguém, pois em algum momento, esse ser poderá nos surpreender, e às vezes poderemos ficar avexados, por causa da nossa arrogância ou por causa do nosso desprezo. Ninguém surge de repente e do nada. Todo ser humano traz consigo a sua bagagem, fruto de uma longa caminhada."
Austri Junior

"Não entendo o seu silêncio, mas entendo a mensagem que ele traz consigo."
Austri Junior

Bem vindos, os novos e antigos amigos! Aqui não há seguidores e sim amigos e companheiros. Alguns continuam caminhando conosco e isso nos honra muito. Muito obrigado aos que estão curtindo as postagens, e compartilhando as mesmas. Muito obrigado também aos que estão comentando as postagens e aos que estão postando na linha do tempo da página. Esse espaço é de democraticamente de todos. Um grande abraço, minhas amigas e meus amigos.
Austri Junior

"Muitos de nos não conseguimos alcançar a grandeza de aceitar um amigo como ele é, sem tentar muda-lo, ou sem ressentirmo-nos por ele ser e se comportar diferente do que pensamos ser o correto."
Austri Junior



"Os pais que realmente amam os seus filhos, quando necessário, os repreendem com dureza. Isso doe nos filhos mas com certeza, doe muito mais nos pais."
Austri Junior



"Debater sobre o que não se tem conhecimento, querer fazer parecer que se tem conhecimento sobre tudo, humilhar pessoas por não ter nenhum conhecimento, tornar-se soberbo por deter algum conhecimento, são as maiores provas de ignorância que se pode dar." (Austri Junior)

"Quem não quer ver revelada a inveja em muitos dos que estão em seu convívio, não deve revelar toda a sua inteligencia, toda a sua capacidade, e os seus planos. Compartilhe a sua vida apenas com quem compartilha a vida consigo, e apenas com os que estao na mesma sintonia que a sua."
Austri Junior

"Se queres agradar, nunca digas ou escrevas a verdade, ou não manifeste-se à cerca dela. Se o fizer, prepara-te para as consequências: Inimizades e ostracismo." 
(Austri Junior)

"Não podemos comprar o amor, e muito menos o ganhamos.
Amor é Graça! Graça é favor imerecido, mesmo que esse amor não seja o de Deus."
Austri Junior

"Pensamos que os amigos e tudo o que vivemos irão durar para sempre. Ledo engano! Nem todos são amigos. Tudo passa e quase nada voltará."
Austri Junior

"Liberdade não é fazer o que o outro me permite.
A liberdade é poder fazer o que quero, sabendo que há limites."
Austri Junior

Antes de fazer uma crítica ou mesmo uma brincadeira com alguém é bom nos certificarmos de que realmente podemos fazê-lo. Se não tivermos como medir isso, melhor mesmo é não arriscar. Nem todos estão na mesma sintonia em que nós nos encontramos.

"Mesmo aquelas marcas que pensamos ser indeléveis podem ser apagadas e delas ninguém mais há de se lembrar. Mas isso não é o fim... O que pensamos ser o fim, pode ser o começo de uma grande era, uma nova oportunidade para construir algo diferente, que realmente venha ser indelével e quem sabe, perdurará por longos e longos anos, talvez por séculos. Só precisamos crer e fazer. É preciso ter coragem para nadar contra a maré e recomeçar, mesmo que seja por baixo."
Austri Junior

"O pré conceito é um mal que destrói a humanidade e impede muitas estrelas de bilhar em nossa sociedade, ofuscando o próprio brilho de quem o dissemina, pratica e propaga."
Austri Junior

"O racismo é um conceito pré estabelecido nas mentes perversas para tentar anular o valor de alguém que pode ser superior à nós. O ato de carregarmos ele conosco, já revela a nossa inferioridade."
Austri Junior

"Talvez aquilo que não é importante para uma pessoa, pode ser de extrema importância para a outra. Os pontos de vistas são diferentes em todos, e divergem o tempo todo, pelo simples fato de que todos somos diferentes."
Austri Junior

"De várias e muitas frases que eu já disse, há muitas que nunca deveria ter dito." 
(Austri Junior)

"De todas as frases já escritas no mundo, há uma que gostaria de ter dito: Aquela que eu ainda não disse." (Austri Junior)

Comemorando os 50 likes da Página Austri Junior
"Quase sempre são os estranhos e os que são (ou estão) mais distantes que nos apoiam e caminham conosco, apesar da distância geográfica e consanguínea. Amigos e familiares às vezes são os últimos que se achegam. Muitos afastam-se e ficam observando de longe... Quando observam. Virar-se, dar as costas, dar de ombros, é muito mais fácil."
Austri Junior

"Somente aqueles que buscam a realização de um sonho sabem o quanto um pesadelo pode atrapalhar. Pesadelos são pedras e barreiras em nossos caminhos que às vezes põem tudo a perder... Pesadelos podem ser um pensamento e ou uma palavra negativa que minam a nossa confiança, um escárnio ou desprezo que abalam a nossa fé, uma crítica ácida que pode corroer os nossos ideais. Por isso, é importante que ... Ver mais

"Às vezes é inútil querermos reviver momentos do passado. Muitas coisas que passaram em nossas vidas se foram, e não voltarão jamais. Reviver tais momentos é inútil".
Austri Junior

Preciso compartilhar esse post novamente com vocês:
"A vida é o nosso bem mais precioso. Investir em nossas vidas significa lucros e ganhos. Como podemos investir em nós mesmos? Podemos começar pela preservação e o cuidado com a nossa saúde, buscando educação e conhecimento, dedicação ao trabalho, reservando tempo para a cultura e o lazer... Assim teremos vida plena e próspera para cuidar do que pensamos ser o nosso bem mais valioso: A nossa família!"
Austri Junior

"A vida é o nosso bem mais precioso. Investir em nossas vidas significa lucros e ganhos. Como podemos investir em nós mesmos? Podemos começar pela preservação e o cuidado com a nossa saúde, buscando educação e conhecimento, dedicação ao trabalho, reservando tempo para a cultura e o lazer... Assim teremos vida plena e próspera para cuidar do que pensamos ser o nosso bem mais valioso: A nossa família!"
Austri Junior



"Onde não há educação, há pobreza, miséria, fome, desinformação..., mazelas sociais tão fortes, que fica muito difícil não haver invasão de propriedades, violência intencional, desemprego... Pessoas despreparadas são pessoas desesperadas. À quem interessa esse tipo de gente e de sociedade? Precisamos abrir os nossos olhos, corações e mentes, para resistirmos bravamente contra governos e pessoas qu... Ver mais


"Ética não pode e nem deve ser uma palavra sem sentido, vazia, solta no universo, em um texto ou na boca das pessoas. A ética tem que ser muito mais que uma palavra, e deve ter um fundamento profundo em si mesma, com princípio, meio e fim. A ética deve estar ligada aos princípios e ao caráter do indivíduo e não é um fim em si mesma. Ela deve abranger muito mais que a sociedade, deve atingir o univ... Ver mais


"O professor é aquele que chega em sala de aula e oferece apenas o conteúdo, enquanto que o educador envolve e se envolve com a disciplina, com o conteúdo e com os educandos. Para ser um bom educador é preciso gostar de gente".
Austri Junior



Do meu conto - "Lembranças de uma professora" - publicado no blog:
"Conheço pessoas que ainda carregam no peito grandes dores causadas pelas pessoas que amaram e que lhes parecem não foram correspondidas."
(Austri Junior)



"Aquele que se senta à beira do caminho e fica vendo a vida passar, passará a vida em brancas nuvens, e não passará de mero espectador dos acontecimentos passados, presentes e futuros. Simplesmente, testemunha da história... Construir a história é muito melhor. Aquele que constrói e edifica vale muito mais do que aquele que apenas limpa, zela e conserva: Prédios, livros, bibliotecas... Vidas!"
(Austri Junior)



"Quem tem sede cava o poço, não espera pela chuva!"
(Austri Junior)



Bom Dia!
"A cada dia que nasce, uma nova esperança. Cada dia que passa construimos novas lembranças... A história os trará de volta no momento certo. Prossigamos firmes, acreditando que amanhã será melhor que hoje. Façamos a nossa parte para que hoje seja muito melhor que ontem."
(Austri Junior)

  • "Por mais longa e escura que possa a noite parecer, sempre teremos a certeza de um alvorecer. Quando o sol surgir é hora de prosseguir."
    AJ

"Na luta cotidiana pelo 'pão nosso de cada dia' as vezes esquecemos de compartilhar com os que ainda não conseguiram ganhá-lo. Mas isso não é tão grave, comparado aos que derrubam os outros para lhes subtrair o pão conquistado. Entretanto, nenhuma nem outra coisa deve nos servir de parâmetros. O melhor paradigma para a nossa caminhada deve ser a solidariedade. Compartilhar bens, momentos e conquistas deve ser a força que nos move enquanto caminhamos em nossa árdua jornada chamada vida."
(Austri Junior)

"Há pessoas que são realmente radiantes! Onde chegam deixam o ambiente melhor e contagiam as pessoas, com o seu bom humor, alegria e otimismo. Mas há também aquelas pessoas opostas, mal humoradas e pessimistas, que onde chegam, contaminam o ambiente, destroem a harmonia, e deixam todos para baixo. Talvez não sejamos alegres e dinâmicos por natureza, mas podemos melhorar a nossa maneira de ser e ag... Ver mais


"O teólogo é um maluco com um martelo no museu".
(José Bittencourt) Ouso acrescentar na frase do Bittencourt: " 'O teólogo é um maluco com um martelo no museu' DE CRISTAIS!"

"A cada novo amanhecer devemos nos levantar confiantes de que hoje algo bom há de acontecer. A vida não é só misérias, tristezas e sofrimentos. Ainda que assim fosse, é para que eu aprenda algo com isso. No mínimo, resistência e perseverança, pois a guerra não se dá somente nos campos de batalhas, mas todos os dias, em todos os tempos. É preciso lutar sempre, caso contrário não haverão vitórias."
Austri Junior 



"Precisamos educar os nossos filhos enquanto eles ainda podem aprender conosco. Certamente, quando crescerem, eles filtrarão tudo o que lhes ensinamos e reterão apenas o que lhes interessam, ou, o que à personalidade deles convier. Se não os educarmos nada de bom ficará. Isso também é certo."
Austri Junior



"Abrir o coração faz bem à alma (sentimentos). As vezes nos fechamos com medo de que as pessoas saibam que somos humanos, quando na realidade não deveríamos nos preocupar com isso. Todos sabem que somos humanos. Eles também são... 


Todos possuem suas fraquezas, até as pessoas mais fortes sucumbem em um ou outro momento. O que precisamos mesmo é lutar para não permanecer caídos. Também não precisa...
Ver mais


"Poucas são as pessoas realmente virtuosas. Mas virtuosamente incontestável é a pessoa que respeita e aceita as diferenças raciais, religiosas, doutrinárias, intelectuais..., de outrem, mesmo discordando.

Não existe verdade única, exclusiva, absoluta...
Se tais verdades não existem, igualmente não existem os donos da verdade, visto que a verdade não tem dono. A sua verdade pode não ser real par...
Ver mais


Bom dia!
Estamos chegando aos 70 likes. Você poderia me ajudar? Só falta um! Compartilhe a Página, divulgue no seu perfil, convide os amigos. Se esta Página está sendo boa e útil para você, e você realmente curte, poderá ser assim para as pessoas que você conhece. O foco é alcançar os primeiros 200 likes até o fim de 2014, para obtermos um link permanente. mas vamos devagar, um passo de cada vez. De dez em dez chegaremos lá. No momento estamos caminhando juntos rumo aos 70 likes.
Austri Junior 



"Nunca desista de sonhar. Os sonhos geram a realidade. Mas para ser real, é preciso fazer acontecer."
Austri Junior 


"Nunca esmoreça diante das adversidades. Transforme as dificuldades em desafios, e os desafios em oportunidade. Da mesma forma como o sol se põe no fim do dia, ele nascerá no dia seguinte. Se o dia estiver nublado ou chuvoso, ainda assim, o... Ver mais
Austri Junior


"Pense sempre grande porque mundo é dos que ousam. Ouse sempre com respeito e ética, pois ao contrário do que se diz por aí: 'O mundo é dos espertos', também se diz: 'Esperto demais se atrapalha'. Mas uma coisa é certa: O mundo jamais será dos tímidos. Nem dos espertalhões, pois também ouvimos dizer: 'Um dia a casa cai'. Pense nisso!"
(Austri Junior)



"No silêncio dizemos e escrevemos muitas coisas. A interpretação da mensagem depende de quem está do outro lado da página. Ficar em silencio pode ser um ato de sabedoria, ficar em silencio por muito tempo, pode ser um ato de tolice. O silêncio pode ser vida ou morte. No silêncio prolongado, podemos estar matando ou morrendo... Morrendo de medo, matando sonhos e esperanças."
Austri Junior



"As vezes perdemos o foco e retrocedemos. Mas basta um toque de realidade para despertarmos e voltar à vida. Não podemos cometer os mesmos erros do passado, mesmo que a nossa alma queira, a nossa mente deve resistir. Usemos a razão, sempre. Decidir com as emoções, com certeza nos trará muitos e sérios prejuízos."
(Austri Junior)



"Que o Ano Novo seja pleno em bênçãos e realizações em todos os campos da vida de cada amiga e de cada amigo que curtem essa página. Feliz Ano Novo para todos vocês. Estaremos juntos, com muita Graça e muita Paz em 2014."
Austri Junior



"Cada dia de nossas vidas deve ser vivido como como se fosse o primeiro e unico."
Austri Junior



"Nunca deixe a ferrugem lhe roer. Renove-se e inove sempre. A vida pulsa e gira todo o tempo, e só para com a morte. Enquanto estivermos vivos devemos prosseguir sempre, 'para o alto e avante', 'ao infinito e além'. Quem desiste fica para trás e esquece de si mesmo. Jamais fique 'sentado à beira do caminho', porque o mundo pertence aos que estudam, aos que trabalham, aos que planejam, aos que se programam, aos que pensam. São as ideias que fazem a vida girar e gerar... A derrota pertence aos que esperam as coisas acontecerem. A vitória pertence aos que fazem as coisas acontecerem."
Bom dia para todos vocês, amigas e amigos!
Austri Junior



"Ser diferente, fazer diferente, fazer a diferença..., isso incomoda os que fazem tudo sempre igual. Isso as vezes os deixam encantados, mas na maioria das vezes desperta a inveja e a raiva. Isso é bom? É sim! Isso é muito bom! Assim você sabe que está no caminho certo. Não desista! Não caia no lugar e muito menos no senso comum. Faça a sua parte, eu farei a minha, o outro fará a dele, e juntos, faremos mais e melhor."


Tenham todos um maravilhoso dia!!!
Austri Junior 



Parafraseando o grande mestre Nelson Mandela:
"Ser livre é respeitar e ampliar o direito de liberdade dos outros."
Austri Junior 



"Onde há amor há perdão".
Austri Junior 



"Não deixemos que a vida passe em brancas nuvens.
Devemos construir o presente agora, para que o passado possa testemunhar o nosso futuro."
Austri Junior



"Se tivéssemos a mais vaga ideia do impacto que a nossa presença causam em outras vidas, passaríamos por elas com muito carinho e respeito), e ao sairmos dessas vidas, cuidaríamos delas como se fossem nossas."
Austri Junior 



"As pessoas ativas, independentes, dinâmicas, competentes, 'elétricas', auto didatas, líderes, formadoras de opiniões, carismáticas, altivas (elevadas)...
Quando em posição subalterna, sofrem por demais, e mentem descaradamente (apenas para os outros), quando dizem que não têm problemas em reconhecerem e se submeterem à autoridades dos seus seus superiores. Principalmente quando os seus superiores lhes são inferiores."
Austri Junior -



"Pensar é o que fazemos e o que temos de melhor."
Austri Junior 


"Sempre me pego a pensar e questionar: Porque o mundo mudou tanto? porque a vida e as pessoas mudaram...? tudo parece tão ruim. Que pena!"
Austri Junior 



"A teoria de que 'os opostos se atraem' não vale muito para as relações humanas (com poucas exceções para as relações sexuais). Gentes de bem e do bem não se associam aos canalhas. Ladrões, traficantes, bandidos..., associam-se com gentes semelhantes."
Austri Junior 



"Estar no ambiente não significa estar presente."
Austri Junior



A DIFERENÇA ENTRE O PROFESSOR E O EDUCADOR:
“O professor ensina conteúdos (e nada mais)! O Educador fala sobre a vida ensina valores, ajuda a construir o pensamento crítico, ajuda a 'limpar as feridas'... O Educador não tem medo dos alunos, se envolve e envolve. O Educador conquista: Respeito e amizade sinceros, e devolve na mesma medida, enquanto o professor se preocupa com o livro de ponto, com ...
Ver mais


"Nossos caminhos podem ser uma trilha,
um desvio, um atalho ou uma estrada.
Depende de apenas de cada um de nós!"
Austri Junior 



"A paixão que nos aprisiona e muitas vezes nos arruína,
é a mesma paixão que nos motiva e nos move,
impulsionando-nos para as coisas boas e produtivas."
Austri Junior 



"É muito fácil não trabalhar e viver à sombra de quem o faz. O nosso ambiente de trabalho está cheio de gentes que agem dessa forma.
São essas pessoas realmente espertas, como pensam ser, ou são meros miseráveis e infelizes atores? Lembremo-nos: Ninguém é invisível. Ninguém passa desapercebido."
Austri Junior 



"Não espere que a chuva lave a sua calçada, o seu carro, ou outra coisa qualquer... Na maioria das vezes, a chuva traz lama e sujeira."
Austri Junior 



Bom dia!
"Quem tem sede cava o poço, não espera pela chuva."
Austri Junior 



"Você já observou que a maioria dos canalhas é que acabam se elegendo? Seja para os cargos políticos, para para a direção de escolas, para a presidência da comunidade... Se você observou isso, também pôde observar que a maioria das pessoas de bem que se elegem para algum cargo, também acabam se corrompendo. Os que sobrevivem intactos merecem o nosso respeito e a nossa admiração. Portanto, muito cuidado, quando você se sentir atraído(a) por algum cargo eletivo (ou não). Liderança e chefia, sempre sucumbem em tentação, ostentação, arrogância, intolerância... Somos nós que devemos controlar as nossas posições, e não o contrário." Austri Junior  


“No ambiente de trabalho, devo enxergar sem olhos, escutar sem ouvidos, e não reproduzir o mau e o mal que vejo e ouço. A minha missão deve ser sempre, TRAZER palavras amigas, e LEVAR esperança a todos!” (Austri Junior)

"Estar na linha de frente significa responsabilidade e compromisso. Os que fogem causam grandes prejuízos. A dissimulação é prejudicial principalmente para para os outros." Austri Junior