sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Foram os embargos infringentes uma traição contra o povo brasileiro e às instituições democráticas de direito?


Política

Nós merecemos isso?
Os embargos infringentes foram uma punhalada nas nossas costas? Talvez não! Uma punhalada pelas costas significa traição. Na realidade não estamos sendo traídos agora, muito menos estamos sendo traídos pelo STF e nem pela Dilma Roussef. Fomos traídos há muito tempo, pelos membros do PT e por Lula, que por toda a internet, estão sendo já há algum tampo, chamados de "petralhas" e de "Lulalau". Petralhas e Lulalau é um termo merecido para esses "ícones da luta pela liberdade e pela democracia"? Eu sinceramente não vou responder. Deixo isso para você (pois sou rabugento demais, os meus leitores sabem disso).

Ao invés de responder a pergunta acima, eu quero fazer outra pergunta: Qual democracia ou qual liberdade, que temos no Brasil? Democracia que se presa (sempre digo isso aqui), precisa ser completa. Em um pais onde somos obrigados a votar, ainda não é uma democracia de fato! É certo que ainda podemos falar o que pensamos e tudo o que quisermos, no Radio, na TV, nos Jornais, na Internet..., mas por enquanto... E pergunto: Por quanto tempo mais? Portanto, a nossa liberdade é muito limitada. Há repórteres morrendo pelos rincões do Brasil, e há blogueiros sendo perseguidos... (Não estou atribuindo essas mortes e perseguições aos governos). 

Os repórteres ainda são corajosos e vão em frente, mas há blogueiros que não se metem com a política e com os governos, preferem falar abobrinhas, anedotas, ou publicar coisas gospel em seus blogs... Mesmo assim, não criticam essas loucas e destrambelhadas eclesialidades que aí vemos, ou por terem o rabo preso com alguma instituição eclesiástica, ou para não desagradarem às igrejas e aos seus fieis (ao mesmo tempo que já agradam), ou para não responderem à processos. Poucos são os blogueiros sem nenhum vínculo eclesiástico. Poucos são os blogueiros que realmente não compactuam com nenhuma instituição eclesiástica e ou doutrina. Também são poucos os blogueiros que não têm medo de dizer a verdade sobre coisa alguma. Sejam elas: Políticas, corrupção, democracia, igrejas, abusos, violências, black bloc, Dilma Roussef, Lula, corrupção, PT..., saudação.  

Voltando ao embargos infringentes, pudemos perceber, que esse era já, há muito tempo, um jogo de cartas marcadas. A Dona Dilma preparou o terreno e colocou mais dois ministros no STF para equilibrarem as forças e o poder. O resultado foi esse que vimos ontem: A absolvição plena dos membros corruptos mensaleiros petistas da formação de quadrilha, e diminuição da pena  dos condenados no julgamento do mensalão. Dizem por aí que o Barbosa perdeu e ficou com "cara de tacho". Será? Creio que não!

O Joaquim Barbosa, e os que seguiram o seu voto foram vitoriosos, pois foram fiéis aos seus princípios. Mas, vitoriosos mesmo, foram os "Zés": José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares... E o famigerado PT. Junto deles, também, foram vitoriosos, a corrupção, a política suja, a imoralidade, a falta da transparência... E se esses elementos foram vitoriosos, quais foram os perdedores nessa batalha infindável contra a corrupção? Isso é fácil de identificar. Os perdedores foram: O povo brasileiro, a democracia nacional, toda a sociedade brasileira, a política, as pessoas de bem e as pessoas honestas. Resumindo: O povo e os poucos políticos bons que ainda temos nesse pais miserável que sofre as consequências de políticos sujos e ladrões.

Tudo o que posso fazer nessa altura do campeonato é lastimar. E, como todo e qualquer bom brasileiro, tudo que posso fazer é continuar lutando e acreditando que um dia as coisas irão mudar nesse lugar, e, nunca, jamais, pensar em  desistir. E como estamos em plena época de carnaval, tudo o que posso dizer nesse momento, para você, minha leitora, e meu leitor, é: "Levanta, sacode a poeria e dá a volta por cima..."

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Valdemiro Santiago proíbe fiéis de comer maionese Hellmann's

Comentário
por Austri Junior
Revisto e atualizado 
em 27/02/14
as 08h:53min

O cúmulo de todos os absurdos

O Blog Sacizento publicou um texto retirado do Blog Jesus Bom Pastor, onde Waldomiro Santigo (que se diz "apóstolo") proibiu os membros de sua instituição, de comprarem e ou consumirem a Maionese Hellmann's. Vamos ler o texto e em seguida farei o meu comentário.

Waldomiro Santiago proíbe fiéis de comer maionese entenda:
Você passaria o satanás no seu pão? Colocaria ele na sua salsicha?

Em seu último discurso o apóstolo Waldemiro Santiago proibiu seus discípulos de comprarem, consumirem ou até mesmo chegar perto de uma famosa e tradicional marca de maionese.
Como substituta ele pediu que seus seguidores usassem  formas alternativas para substituir a tal maionese.

Waldemiro alerta para o nome da maionese que numa tradução livre ” Homem do Inferno” ela invoca o obscuro, o inominável o capeta. Precisamos estar atentos, a tentação está em todo lugar, até na prateleira do supermercado, e cada vez que você ouve esse nome a sua alma está sendo condenada, e como o próprio nome da maionese diz, se você levar um vidro desse pra sua casa, você é mais um homem no inferno.
E questiona: ” você passaria o satanás no seu pão? Colocaria ele na sua salsicha ou comeria ele na sua salada com a sua família?”

A assessoria do bispo não quis dar maiores detalhes, mas disseram que após um pequeno intensivo de inglês o bispo está traduzindo algumas marcas e decifrando códigos ocultos nas mesmas.

Pronto agora o diabo se apoderou da maionese!

Fonte: Blog Jesus Bom Pastor  

***

Meu comentário:

Assim como a teoria da prosperidade, a teoria da maldição, e a teoria das mensagens subliminares fazem adeptos pelo mundo todo. Estou sempre com o meu "Olhar Teológico" bem aberto à essas questões que destroem o cristianismo e ridicularizam os cristãos. Observem que no texto acima está escrito: "No seu último discurso..." E é isso mesmo, um discurso! Não passa de falácia, baboseira gospel, verborragia... Um sermão é bem diferente disso. Um sermão é ponderado, educado, amigo, ajudador, edificante, animador, orientador, educativo..., e muito mais coisas boas. Um sermão precisa ser escrito e pronunciado com lucidez e com conhecimento de causa. Para escrevermos um bom e verdadeiro sermão lançamos mão da exegese, da hermenêutica, da pesquisa, da reflexão e da oração. Aliás, em qualquer texto, seja ele, religioso, teológico, acadêmico, um texto em um blog, em um jornal ou revista, um simples comentário que fizermos nas redes sociais, devemos pesquisar antes para não falarmos nenhuma basteira, ou, para falarmos o mínimo de besteira possível.

Não é por que lemos um texto, ou porque ouvimos alguém dizer, ou tão somente porque porque fizemos um cursinho qualquer, que vamos sair por aí vomitando asneiras. Quando se trata de igreja ou pessoas, as coisas ficam mais sérias ainda, pois as pessoas com menos conhecimento tendem a idolatrar, endeusar e confiar cegamente no que outro está falando. E é por isso que Jesus nos alertou com relação à verdade. Assim diz o texto bíblico: "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vos permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8. 31 - 32). Qual era a verdade à qual Jesus estava se referindo? A verdade eram os seus ensinamentos ("minha palavra"). Jesus disse isso, porque os sacerdotes judeus tinham um ensinamento diferente do dele, tanto que se você continuar lendo o texto, verás que os judeus contestam a fala de Jesus logo em seguida, dizendo que eles já são livres pela descendência de Abraão.  

Qual é a verdade aqui no nosso texto?
Sabemos que Hellmann é um sobrenome alemão e não um termo em inglês composto de duas palavras: "Hell" e "Mann". 
Vamos fazer a exegese desses termos para no fim obtermos uma boa hermenêutica e compreensão dos fatos: Em inglês, "Hell" significa inferno. Mas a palavra homem em inglês é "Man" (singular). No plural, escreve-se "Men". Na ortografia da língua inglesa correta ninguém jamais verá a palavra homem escrita com duplo "n". Ou seja, "Mann". Quando vemos um apóstrofo ( ' ), após um nome, ou em um termo em inglês, significa que aquilo pertence a algo ou a alguém. Exemplo: HELMANN'S. Que no caso da maionese quer dizer que a maionese é do Hellmann. Richard Hellmann. 

Richard Hellmann
Richard Hellman foi um imigrante alemão que estabeleceu-se nos Estados Unidos da América em 1905 e abriu uma delicatessen, onde a sua esposa usava nas saladas um molho especial. Esse molho era nada mais nada menos que a maionese, que fez tanto sucesso, que posteriormente se tornou um produto à parte, sendo comercializada em potes, com o nome de Maionese Hellmann's. A maionese do Hellmann. O site que pesquisei (Guiame), diz que essa receita foi criada em 1756 pelo Chef do Duque de Richelieu, enquanto esse vencia a Inglaterra no Porto Mahon. Verdade ou não, a história da receita, aqui nesse caso, não importa tanto quanto a epistemologia da palavra em questão: Hellmann's. 
  

Bem, como disse anteriormente não podemos falar daquilo que não conhecemos sem pesquisar, para não escrevermos ou para não pronunciarmos nenhuma besteira , como o tal "apóstolo" em questão. Com esse intuito fui ao Google pesquisar e confirmar os significados em alemão para a palavra "HELL", e como se escrevia a palavra "HOMEM" nessa mesma língua. Não encontrei nenhuma fonte em que eu pudesse confiar. Então lembrei-me do meu amigo e irmão Leonardo Stuepp, Professor, Matemático, Escritor, Palestrante..., cidadão blumenauense de origem alemã, que fala, lê e escreve fluentemente em alemão, tendo viajado para Holanda, e para a Alemanha, onde ainda possui família. Eu não poderia achar fonte mais confiável que ele.  Então o Leo, com toda solicitude, orientou-me via e-box no face, e assim esclareceu (transcrevo aqui, um trecho da nossa conversa):





  • Hoje
  • Austri Junior
    Austri Junior

    Bom dia, Leo!
    Estou escrevendo um artigo para o blog, fiz algumas pesquisas no Google, mas não encontrei resposta que pudesse confiar. Então lembrei-me de você, pois sei que falas alemão, e és uma fonte confiável.
    Eu quero saber o que significa em alemão a palavra "HELL", se é que existe essa palavra no idioma germânico, e como se escreve homem em alemão. Desde já agradeço a sua atenção.
  • Leonardo Stuepp
    Leonardo Stuepp

    Olá, bom dia irmão ... é um prazer.
  • Austri Junior
    Austri Junior

    Obrigado!
  • Leonardo Stuepp
    Leonardo Stuepp

    Hell, pode ser: claro, iluminado, luminoso, vivo, límpido, lúcido.
  • Austri Junior
    Austri Junior

    Maravilha!
  • Leonardo Stuepp
    Leonardo Stuepp

    Homem é Mann quando se refere ao masculino e Mensch no sentido que dizemos pessoa humana.
  • Austri Junior
    Austri Junior

    Perfeito!
    Agora espero que o meu texto dê um bom caldo. Muito obrigado mesmo!!!
  • Leonardo Stuepp
    Leonardo Stuepp

    Qualquer dúvida envia o texto que damos uma olhada (eu e a Rita e o dicionário).


  • Observem, leitores, que o Leo, um professor, palestrante e escritor culto, disse: "(...eu e a Rita e o dicionário)"   Para fins de esclarecimento, a Rita é a esposa do Leo. Assim agem as pessoas cultas, sábias, ponderadas, inteligentes, conscientes... Usam o dicionário, fazem pesquisas, perguntam a quem sabe, e não saem por aí dizendo asneiras e fazendo traduções livres. Falando em tradução, para fechar a exegese desse texto, o sobrenome do imigrante alemão, Richard, quer dizer: "HOMEM CLARO, ILUMINADO, LUMINOSO, VIVO, LÍMPIDO, LÚCIDO", e não "HOMEM DO INFERNO". Vejam que grande diferença!

    Mas quando os ignorantes e fundamentalista querem provar as suas teorias (e/ou, não querem reconhecer que estão errados), eles vêem motivo em tudo. Em minha pesquisa na internet sobre esse assunto: As pessoas diziam que ele, o Richard Hellmann, "colocou um n a mais para confundir e enganar". Tenho verdadeira aversão e antipatia por esse assunto tosco, chamado mensagem subliminar, que chega à raias do absurdo e da loucura e demonizam as pessoas e os produtos. Esses fanáticos lunáticos, deveriam aprender com a Xuxa, que processou a IURD e o Edir Macedo por tamanha tolice e falta de respeito pelo ser humano.

    O texto que nos serviu de inspiração termina dizendo: "Pronto agora o diabo se apoderou da maionese!" Agora não, minhas amigas e meus amigos. Isso é antigo, muito velho. Acontece desde os primórdios do cristianismo, e fora do cristianismo também..., isso já acontecia em outras religiões desde muito antes do nascimento de Jesus Cristo. E com relação ao cristianismo, isso acontece também dentro de algumas alas do catolicismo. Não é de hoje que o diabo vem "se apoderando" das coisas e das pessoas, segundo os evangelicalistas que propagam e disseminam essas ideias. Na lista deles, em primeiro lugar vêm os Papas, a Igreja Católica, Nossa Senhora, e a Reza do Terço. Nessa longa e extensa lista também estão: A Igreja Anglicana, a Igreja Luterana, a Igreja Copta, a Igreja Ortodoxa, as igrejas que não são da denominação deles, e as igrejas, grupos e pessoas que não comungam com as ideias dos que disseminam essas ideias malucas, a Umbanda, o Candomblé, o Kardecismo, o Budismo...,  os Teólogos os Filósofos, os Ateus, a Coca-Cola, o McDonalds, a Rede Globo, a Xuxa, The Beatles, bandas, cantores e compositores de Rock in Roll, de Jazz e principalmente de Blues, o Iluminismo, a Filosofia, a Maçonaria, os Iluminatis, a Ordem Rosa Cruz, a Maionese Hellmann's, os "desviados" das igrejas, e eu, Austri Junior.

    Também já fui demonizado pelo "povo santo" que sabe tudo. Aliás não é somente os fanáticos e lunáticos que se dizem crentes e evangélicos que possuem esse discurso, até o tal do Tio Chico e outros bruxos por aí já se pronunciaram assim, inclusive com relação á Hellmann's e à Xuxa.

    Completem essa lista comentando o texto e aproveitem e me respondam: Quem é mais energúmeno? A Maionese Hellmann's ou o suposto "apóstolo" Valdemiro Santiago? Só para ironizar os seguidores da teoria da maldição e das mensagens subliminares, aqui vai um trocadilho em forma de jingle e propaganda gratuita. Sobre esse assunto, qual é a verdade? A verdade é: "HELMANN'S, A VERDADEIRA MAIONESE!"
    Austri Junior - Teólogo, Editor do Blog











    segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

    A sociedade brasileira em plena e total decadência...

    Comportamento
    João Kleber - Um lixo na Rede TV
    Como estou sem TV por assinatura (os que me acompanham aqui no blog sabem porque), ontem, antes de dormir, resolvi assistir um pouco de TV. Não sei quanto a você, mas para mim, a programação da TV aberta é um grande lixo. No domingo piora totalmente, tornado-se um grande lixo total (apesar de que as TVs pagas não são lá grandes coisas também). Em fim, passei pelo canal Rede TV. Fiquei horrorizado com o que pude presenciar e analisar: O nível da violência na sociedade brasileira. 

    O ator (se é que posso chamar assim), fazia lá a sua "brincadeira", a maioria de muito mal gosto, com o cidadão e com a cidadã, e logo em seguida era agredido violentamente de todas as formas, desde chutes, socos, mata-leão, até golpes com bolsas e palavrões. Não houve um caso, que eu tenha visto, que o cara da pegadinha (vamos chamá-lo assim), não tenha apanhado pra valer. O pior de tudo é que o apresentador, João Kleber, ria-se compulsivamente, falava o tempo todo, dizendo que o programa estava "muito divertido" e que nós os telespectadores, iríamos dar muitas gargalhadas. Sinceramente, não me diverti com isso, e não dei nenhuma gargalhada daquela pantomina barata. Muito pelo contrário. 

    Fiquei imaginando que tipo de pessoa assiste a um programa desses, e qual o nível mental, intelectual e até mesmo espiritual dessas pessoas? Tive a clara compreensão de que a violência ali contida, era o foco da "graça" e da desgraça do violentado em questão. Também pude observar que enquanto o cara apanhava feio, a produção demorava-se para interferir, e quanto mais o cara apanhava, mais o apresentador morria de rir. "Que pais é esse...?"

    Vendo aquela violência toda nas pegadinhas lembrei-me dos black blocks, de Santiago Andrade, das quebradeiras e atos de vandalismo que chamaram de manifestações. Lembrei-me das brigas e confusões, tiros, facadas, pauladas, e das agressões contra as mulheres, que todos os dias vemos na TV, e é claro, sem dúvida, lembrei-me do artigo que postei na semana passada, aqui no blog, intitulado "Triste Brasil!"

    Cansei de ver essa porcaria, e continuei descendo até que me deparei com pegadinhas mais inteligentes no SBT, era o Silvio Santos. Ele fez escola com esse tipo de programa no Brasil. Mas vi no SBT uma pegadinha que veio corroborar com a violência que se detecta facilmente no seio da sociedade brasileira: Uma moça pedia informação à um homem ou rapaz, e logo em seguida, passava a torcida do Corinthians e levava o vestido dela. A moça pede para que o rapaz vá buscar o seu vestido. Alguns se recusam com medo de serem agredidos. Um deles diz: "Tá lôco? É a torcida do Curíntia!

    Todos sabem que se meter com torcidas organizadas só tem dois caminhos: Hospital ou cemitério! Principalmente se a torcida for a do Corinthians. A maioria das torcidas organizadas na realidade são constituídas de marginais agrupados, que talvez podemos chamar de criminosos organizados, ou, clube da violência gratuita. Não há nenhuma diferença entre as torcidas organizadas que promovem a violência gratuita e os black blocks. Talvez a única diferença mesmo, entre eles, é que os black blocks, recebem dinheiro de alguns partidos políticos, entre eles, o PSOL, para roubar, matar e destruir tudo e todos à sua frente, segundo declarou à policia, o assassino de Santiago Andrade.

    A violência infelizmente já faz parte do seio da sociedade, e está arraigada no seio da família brasileira, e infelizmente isso tudo é cultural. Uma cultura podre, que podemos viver muito bem sem ela. Devemos repudiar, rechaçar, condenar veementemente a violência e programas de TV que incentivam essa violência. No meu entender, esse tipo de lixo televisivo só faz incentivar a violência no seio da sociedade. Todos os dias, ligamos os nossos aparelhos de televisão, e só o que vemos é isso: Violência! Homens agredindo e matando as suas companheiras, colocando fogo na casa, matando seus filhos... Filhos matando os pais, idosos sendo agredidos pelos filhos, pelas noras, pelos netos...  

    Hoje bem cedo ao tomar o ônibus no Terminal Rodoviário Urbano, depois de esperar na fila por 20 minutos, quando o coletivo parou na plataforma de embarque, e abriu a porta desloquei-me para adentrar e quase fui derrubado por dois meninos, um que parecia ter sete anos de idade, e o outro, oito anos. Junto com eles a mãe, uma senhora muito gorda. Imagine a cena: Eu subindo a escada do coletivo imprensado por duas crianças e uma senhora enormemente gorda, num lugar onde mal cabem duas pessoas magras. Tomei um enorme susto e tive que me segurar para não cair na plataforma. Eu não esperava que os três aplicassem o golpe de furar a fila, pois estavam à parte, com se estivessem na fila de outro coletivo, e de repente PAM!!!

    Que tipo de indivíduos podemos esperar que esses meninos venha se tornar no futuro, quando a própria mãe os ensina a furar fila, desrespeitando, regras, leis e pessoas. É a famosa "Lei de Gerson" - levar vantagem em tudo. Certo?! O famoso "jeitinho brasileiro". Lastimável! Vemos isso todos os dias: Mães ensinado os seus filhos a furar as filas, correr na frente para lhes guardar lugar no acento do ônibus, enquanto as pessoas que estão lá no fim da fila esperam para adentrar, e quando chegam dentro do coletivo têm que viajar de pé, enquanto as espertalhonas vão sentadas... 

    A minha mãe é quem foi referência na minha vida, e me ensinou a ser o cidadão que sou hoje. O que isso significa? Significa que a minha mãe foi a minha referência de certo ou errado. Você acredita que essa mãe aqui citada não será a referência desses meninos no futuro? Claro que sim! O que podemos esperar de meninos cujas mães lhes ensinam coisas erradas? Há casos de famílias inteiras agindo juntos no crime, na venda de drogas, roubando... Aqui nas periferias da Grande Vitória existem casos de mães que vendem a virgindade das suas filhas com menos de 14 ou 16 anos para os traficantes em suas regiões. Que tipo de sociedade podemos esperar, com atitudes tão nefastas quanto essas? Que tipo de sociedade estamos construindo? Qual o legando vamos deixar para as futuras gerações? Por isso continuo insistindo: Triste Brasil!

    domingo, 23 de fevereiro de 2014

    O sermão profético de Jesus Cristo

    Teologia
    Dr. Russel Shedd


    "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos" (Cf Mt. 24.12 - Bíblia Shedd, Revista e Atualizada no Brasil - 2ª Edição). 

    Em Fevereiro de 2006, participei da Semana Teológica do IBADES -  Instituto Bíblico das Assembleias de Deus, aqui em Vitória, ES. Eu estava muito ansioso e empolgado pois na semana seguinte daria início à minha Faculdade de Teologia. O Palestrante principal era ninguém menos que o Dr. Russel Shedd, do qual sempre fui e sou um grande admirador, e o tema era "Escatologia". O texto proferido pelo Dr. Shedd foi justamente o capítulo 24 do Evangelho de Mateus (inteirinho), e foi até o capítulo 25.12. Lembro-me que foram sorteados alguns prêmios (bíblias e livros) entre o participantes, e eu não ganhei nada (como sempre). Além de ter trazido as bíblias e os livros para serem sorteados, o Dr. Shedd trouxe vários livros de sua autoria para vender e também a sua famosa e tão cobiçada (por mim principalmente) Bíblia Shedd. Lembro-me que eram dias muitos difíceis para mim, eu estava há muito tempo desempregado, pois estivera "servindo" (de escravo) em uma certa denominação que possui horário nobre na televisão, de segunda à sábado, por cujos serviços, nada recebia, e a imitação de pastor que dirigia a congregação, me enchia de promessas e me sugava até a alma e me oprimia dizendo que eu tinha que servir à Deus, que Deus cuidaria de mim e da minha família... Muito interessante, isso! Enquanto eu servia à Deus o dia inteiro na igreja, as minhas dividas aumentavam, e eu empobrecia, ao ponto de não ter nem um sapato para calçar. Mais interessante ainda, é que essa igreja prega a famigerada teoria da prosperidade (ou ideologia, como diz o meu querido Mestre Luiz Caetano Grecco Teixeira). 
    A prosperidade é só para os predadores do Evangelho, que ali estão, sugando, explorando, enganado, matando..., o povo de Deus.

    Em todo lugar que vou, com o objetivo de aprender, sempre me sento na primeira fila. No primeiro momento não entendi porque, mas o Doutor Shedd, assim que pousou sobre mim, os seus olhos, não me perdeu mais de vista, durante os dias em que estive ali, aprendendo sobre as coisa de Deus. Lembro-me que ao término da palestra, no primeiro dia, aproximei-me dele para cumprimentá-lo e perguntei os valores dos livros, e o valor da bíblia, ele me disse quais eram os valores, e quase caí de costas, pois estava muitíssimo descapitalizado, e os valores me pareceram exorbitantes. Após me dizer os preços, o Doutor Shedd me disse: 
    - Escolhe: A bíblia ou o livro.
    Ao que, lhe respondi: 
    Mas eu não tenho dinheiro agora.
    Ele então disse: 
    - Eu não perguntei se você tem dinheiro. Dinheiro não é tudo! Eu disse para você escolher. Qual dos dois você vai querer? Escolhe um agora, e escreve aqui o seu endereço que eu vou lhe enviar em sua casa.
    Meus olhos encheram-se de água, um nó apertou-me a garganta, o meu coração disparou e eu quase caí de joelhos. Naquele instante ele abraçou-me apertado, orou por mim (enquanto uma fila enorme esperava para falar com ele, pedir dedicatórias nos livros que compraram e pegar um autógrafo), e sorriu ternamente. Emocionado, agradei-o sem parar. 
    Ele disse: 
    - Não precisar agradecer para mim. Agradeça à Deus. Essas doações fazem parte do nosso compromisso com o Senhor.
    Por "nosso", ele quis dizer, dele e da esposa, a Senhora Shedd. Escolhi a bíblia, e, vinte e um dias depois a Bíblia Shedd chegou em minha casa, e guardo-a com muito carinho até hoje. Tenho história para contar...

    A Bíblia Shedd
    Se os leitores observaram atentamente, perceberam que eu dei testemunho de dois momentos em minha vida: O primeiro, negativo, e o segundo extremamente positivo. O exemplo negativo foi grande e forte, e o exemplo positivo foi pequeno, entretanto, muito maior e muito mais forte que o primeiro. Cristianismo é isso: Atitude! As nossas atitudes é que farão a grande diferença e falarão mais alto em nós e  à cerca do Reino de Deus. Muitas vezes são as nossas atitudes não cristãs que jogam um balde de água gelada nas pessoas, ajudando a esfriar o amor de muitos.


    Para ser sincero, a escatologia não é o meu assunto bíblico preferido. Mas há algo de interessante nesse texto: Essa passagem é a única vez na bíblia onde Jesus se aprofunda   nesse assunto, e o esmiúça com profundidade. Ele fala da destruição do templo, do princípio das dores, da grande tribulação, da parusia, da parábola da figueira, da parábola do bom servo e do servo mal, da parábola das dez virgens... O sermão profético continua.... Aproveitem para ler os capítulos 24 e 25 do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, hoje.

    Bem, muitos quando pregam essa passagem, aproveitam para aterrorizar o povo (eis aqui um dos motivos pelo qual não gosto desse assunto). Ouvir o Dr. Russel Shedd pregar sobre esse assunto por três horas, com uma voz mansa, e com o seu espírito cheio de amor, com a sua mente cheia de conhecimento, foi uma grande e maravilhosa experiência, e não cansou nenhum de nós, pelo contrário, queríamos mais. Muitos pregadores ao se referirem à esse texto, possuem uma visão muito limitada do assunto, e se referem à duas questões não muito condizentes com essa passagem. São elas: "As pessoas deixarão de amar à Deus e à Jesus e esfriarão, por isso virão as iniquidades e a famosa e perturbadora grande tribulação", e, as pessoas se esfriarão deixando de ir às igrejas, e, não frequentando mais as igrejas, consequentemente, o amor dessas pessoas pelo Evangelho de Cristo se esfriará." 

    Mas uma boa hermenêutica pode nos mostrar muito mais coisas nesse texto. Mas para ser claro e objetivo, basta prestar um pouquinho de atenção no texto para descobrir  que o fim só chegará depois que todos em todo o mundo tiverem conhecido, a palavra de Deus e tiverem ouvido falar de Jesus. Isso vai demorar, por mais que "o fim esteja próximo", visto que há nações e tribos inteiras que nunca tiveram essa oportunidade ou experiência. Por isso Jesus enviou os seus discípulos, e continua  enviando até hoje: "Ide, portanto, fazei discípulos por todas as nações..." (Cf Mt. 28.19a - A Grande Comissão). Percebem como uma coisa está ligada à outra? Não se pode analisar um texto isoladamente. Entretanto uma coisa é unânime para todos: Os sinais estão aqui há muito tempo. Muito antes de Jesus nascer. São os rumores de guerras entre outros.


    "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos" (Mt 24.12).
    O que é iniquidade? A iniquidade é o contrário de equidade. Vamos ver cada uma dessas palavras separadamente, segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa/Francisco Silveira Bueno, 11ª edição:
    Equidade significa, igualdade, retidão
    Portanto, segundo o mesmo dicionário, uma pessoa iníqua, é uma pessoa perversa, injusta, cruel, ruim, péssima... Muitos pregadores pregam essa passagem distorcendo totalmente o sentido da palavra, e dão um sentido totalmente contrário. Muitos até fazem entender que a iniquidade está ligada à prostituição. Outra palavra que por falta de educação acadêmica, conhecimento da língua e por preguiça de pesquisar é confundida com prostituição, é a palavra promiscuidade. Promiscuidade significa mistura desordenada, confusão. Porque estou citando essas palavras? Porque já cansei de ouvir pregadores usarem essas mesmas palavras quando pregam sobre esse tema e sobre o texto supra citado. Portanto por se multiplicar a iniquidade - perversidade, crueldade - e não a prostituição, é que o amor de quase todos se esfriará. Mas "o amor de quase todos" não se esfriará somente em relação à Deus, à Jesus Cristo, ao Evangelho, à igreja, mas, principalmente o amor de  uns pelos outros, bem como amor de toda a humanidade pela humanidade e pelas coisas corretas também se esfriará. Esse texto não está ligado somente à igreja ou ao Evangelho. Não se consegue uma hermenêutica no mínimo razoável, sem o conhecimento teológico e sem um bom dicionário, entre outras ferramentas. 

    "O meu mandamento é este;  que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (Cf. Jo15.12), e também, conforme a Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Corintios, no capítulo 13, versículo 13. Portanto, amadas e amados do Senhor, a economia da Salvação e expansão do Reino de Deus começa, passa e culmina no amor de uns pelos outros. Um certo pastorzinho, não me amou, mas o Dr. Shedd que nunca me vira, dedicou-me grande e profundo amor. Não deixe o seu amor pelas pessoas esfriar, e muito menos o seu amor pelas coisas de Deus.

    O mundo está cruel, perverso, ruim..., iníquo. Cabe à nós, os cristãos tentar restaurar tudo isso e praticar profundamente o amor de Deus. É num simples, ato, gesto e atitude que isso se dará... Amar não machuca e não dói. Experimente!



    domingo, 16 de fevereiro de 2014

    Triste Brasil!

    Por Austri Junior
    Sociedade

    "Triste Brasil!", foi o melhor título que encontrei para essa postagem. Estou usando esse título inspirado nas postagens do meu amigo Leonardo Stuepp, professor, escritor, palestrante..., no seu perfil no facebook, que tem se mostrado indignado, assim como todos nós, que vivemos dias de angustias, decepções, frustrações..., com o nosso querido pais, esse lugar lindo chamado Brasil. 

    Esse texto, portanto, é muito mais que uma crítica, que um comentário e  que uma reflexão. É uma homenagem aos professores Stuepps em toda a nação brasileira, encarnados nas peles de pedreiros, carpinteiros, empresários, lavadeiras, arrumadeiras, vendedores e vendedoras, professoras, médicos, advogados, donas-de-casa, pais de famílias...

    Enquanto o Brasil ardia e pegava fogo (literalmente), enquanto os vândalos e assassinos do grupo de baderneiros, desordeiros e assassinos denominado black bloks destruíam tudo e matavam o cinegrafista da Rede Bandeirantes de Televisão, Santiago Andrade, eu estava aqui sem internet, porque a companhia telefônica OI, junto à qual assumi um compromisso de fidelidade, isolou-me e deixou-me no ostracismo: Sem telefone e sem internet por 15 dias. O mais interessante é que as minhas contas estavam em dia... Tudo isso se deveu à demora em vir instalar o meu telefone por motivo de troca de endereço. 

    Mas quão bobo e infantil é esse meu comentário (alguém pode estar pensando), diante de acontecimentos graves e importantes, como a vida (ou morte) do Santiago Andrade. Verdade! Mas o fato é que, enquanto blogueiro, a minha mente fervilhava de idéias e textos, mas isso não é tudo, pago as minhas contas e tenho direito ao respeito! O contrato de fidelidade assinado deve ser respeitado por ambos os lados. Tenho certeza que a conta chegará integralmente. Já telefonei para a OI, contestando os quinze dias que fiquei sem telefone e sem internet, e me disseram que preciso esperar a conta chegar primeiro. A OI TV, só será instalada em meu endereço novo  no dia 19 de Março, eu me mudei no dia 1º de Fevereiro, e pedi transferência bem antes... O que pensam vocês? A conta virá integralmente ou não? Já liguei ontem e pedi providências urgente até amanhã, segunda feira, caso contrário cancelarei o serviço. Já cancelei o telefone e a internet da OI. 

    Porque aparentemente um assunto pessoal e tão irrelevante está sendo refletido aqui? Para isso mesmo. Para que todos possam refletir: "Que pais é esse...?" Renato Russo morreu sem obter a resposta, embora ele já sabia. Ele sabia que esse é um pais de políticos e governantes que maltratam o seu povo, um pais tão rico e tão miserável ao mesmo tempo. Um pais onde as mazelas sociais imperam, reinam e governam "descaradamente"..., e ninguém faz nada para mudar isso. Um pais de descamisados, de descalçados, sem teto, sem dentes, sem trabalho, sem educação, sem saúde, sem lei... Terra de ninguém, onde bandidos matam as pessoas todos os dias, assim como mataram Santiago Andrade. Quantos Santiagos vão precisar morrer para que as coisas e as leis mudem nesse pais? Os bandidos de colarinho branco estão enriquecendo às custas do sofrimento do povo! Empresas como a OI, por exemplo, e não somente ela, mas as empresas de telefonia e de internet, mandam e desmandam nesse pais. Contratam um serviço por 25 megas e só entregam 5 megas, os telefones celulares não completam as ligações ou não sustentam as mesmas, que caem no meio da conversa, a Vivo é um grande exemplo disso. Aliás, a Vivo está morta! Onde estão os políticos, os legisladores, os homens que elegemos para governar e mudar essas coisas? Sabemos que alguns estão na cadeia, mas por quanto tempo?

    O pais está como um trem desgovernado, sem maquinista, descendo a montanha à toda velocidade, e logo adiante, no cume da pirambeira, há uma curva acentuada. Parece filme de desastre! Nós temos uma "cambada" de políticos FROUXOS e medrosos, corruptos e interesseiros..., que só legislam em causas próprias. Poucos escapam! Há momentos (e não são poucos) que sinto vergonha de ser brasileiro. O nosso pais é lindo e maravilhoso, possui um povo trabalhador que carrega esse pais e essa corja de ladões e bandidos nas costas, um pais com uma diversidade étnica pluralmente linda, uma cultura riquíssima, um povo alegre, uma geografia e natureza maravilhosa e privilegiada, mas é uma nação sofrida, abandonada, esquecida, ostracizada pelas autoridades e dominada pela violência, que todos os dias ceifa vidas inocentes, destrói famílias, mata crianças, assassina os pais de famílias enviúva as donas-de-casa, torna órfãos filhos e filhas... 

    Há momentos que sinto muita raiva, quando vejo pessoas sofrendo e chorando por causa dessas coisas. Assistir o telejornalismo está se tornando uma tortura, mental, espiritual, emocional, social.... Os legisladores não fazem nada para mudar isso. E o PT, que erva daninha é esse partido horroroso para a sociedade brasileira. De olho nos votos e nas eleições que se avizinham, e de olho no poder, querendo perpetuar para si, o poder para sempre, estão contra o projeto de lei que responsabiliza e criminaliza os grupos que cometem crimes, como os assassinos do black blocks. O PT terminou de afundar o Brasil, esse pais maravilhoso que está deixando para os seus filhos e filhas um legado maldito, recheado de mazelas sociais, de violência incontida, de corrupção... Corações eternamente em estado de luto. Triste Brasil!

    Não sou filiado a nenhum partido político e falo e escrevo como e enquanto cidadão brasileiro que não aguenta mais ver e ouvir as coisas más, ruins e péssimas que assolam o nosso pais. Aqui se tornou um lugar difícil de se viver, morar, criar filhos... Ser feliz!

    Passei a minha vida inteira votando no PT, desde os meus 18 anos, foi quando o PT surgiu como lobo disfarçado em pele de cordeiro e eu acreditei. Foi o meu primeiro voto, e o primeiro voto é como "o primeiro sutiã, você nunca esquece": Eles vieram com um belo discurso de perseguidos e de presos políticos. É impressionante, como eles passaram de PRESOS POLÍTICOS, À POLÍTICOS PRESOS. Meu Deus, me perdoe por ter errado tanto, só tu, Senhor, sabes o quanto me arrependo! Mas Graças à Deus, que enxerguei o meu erro, antes do término do primeiro mandato do Lula.

    Se o Brasil está triste, todo o povo também acabará ficando muito triste, e não há Carnaval, Copa do Mundo ou Olimpíadas que mudará isso. Pelo contrário... "A gente não quer só comida, diversão e arte! A gente quer saída para toda parte...
    Basta de pão e circo!